sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Projeto de Judô chega a Rocinha/RJ para fazer a diferença.

21.07.2009
Rio de Janeiro - RJ


PROJETO DE JUDÔ CHEGA A ROCINHA PARA FAZER A DIFERENÇA.
O prof. Eduardo Duarte coordenador do projeto Valorizando as Diferenças fecha parceria com as Associações de Moradores da Rocinha e abre o 1o pólo de judo na comunidade.


O primeiro núcleo iniciou as atividades na última segunda-feira, dia 13, na A.M.A.B.B. que fica na Travessa Palmas, no 3, próximo a entrada da comunidade e largo do boiadeiro.
Na primeira aula tivemos 20 alunos e na segunda já eram 43 inscritos. E os númeors não param de crescer.

O prof. Zozimo e o pres. Walace da A.M.A.B.B., são irmãos e as figuras mais importantes neste processo. Nascidos e criados na comunidade fecharam parceria com o prof. Eduardo Duarte porque se conhecem de longa data, pois Duarte, Zózimo e Walace treinaram juntos na mesma agremiação durante anos no bairro do Jardim Botânico.

O prof. Zózimo foi o precursor do judô na comunidade. Mas, infelizmente, uma transferência para Salvador há 07 anos atrás forçou Zózimo a parar o projeto, uma vez que não tinha perspectiva de retorno.
Agora, 07 anos depois, o prof. Zózimo chega para dar continuidade ao projeto e "repatriar" muitos dos alunos que pararam ou treinam em outros locais.
- Acredito que atingiremos 100 jovens em menos de 01 mês. A procura é muito grande! Muitos estão "espantados" (surpresos) e muito motivados pelo trabalho que o prof. Eduardo Duarte desenvolve com pessoas especiais e pela necessidade de um projeto deste porte na comunidade.
Devido a grande procura, as aulas serão 3 vezes na semana, segunda, quarta e sexta, das 18 horas às 22 horas. A noite é o pior horário para os jovens ficarem ociosos e por este motivo resolvemos desenvolver o projeto a noite. encerra Zózimo.

O professor Eduardo Duarte está muito feliz em poder contribuir de forma mais efetiva na trasnformação social da região e principalmente poder proporcionar aos jovens especiais da comunidade a oportunidade de poderem praticar uma atividade, o judô.
- Me arrepiei quando o presidente Davi da outra associação, são 4 na comunidade, me trouxe um levantamento dos jovens especiais em torno da sua sede. Foram cadastrados 120 surdos, 83 deficientes visuais e 57 especiais (down, D.M, P.C). Na hora a minha cabeça deu um giro de 360o e já passei a sonhar, ter como meta, tornar a Rocinha no maior celeiro PARA-OLÌMPICO e SURDOLÍMPICO do País. Material humano e profissionais temos. Falta apenas o apoio dos Governos Municipal, Estadual e ou Federal para tornar o sonho uma realidade. Em conversa com o presidente Walace da A.M.A.B.B., o objetivo é até o final do ano implantar 04 pólos e atender 800 jovens, diz Eduardo Duarte.

Nesta segunda-feira, o prof. Eduardo Duarte e o prof. Zózimo dão entrevista na Rádio local e inicia a divulgação no carro de som e moto. Na próxima sexta-feira será realizada uma entrevista com apresentação na TV ROC às 12:00hs.
Fonte: JUDÔinforme

Nenhum comentário:

Postar um comentário