25.12.2009
Paulista - PE
Campeã brasileira de judô treina em escola pública sob más condições.
Alunos improvisam o tatame em meio às cadeiras, dentro da sala de aula.
A Escola Estadual Professora Generosa Gilperez fica no bairro de Pau Amarelo, em Paulista, Região Metropolitana. Como muitos outros estabelecimentos de ensino, sofre com a ação de vândalos e com a falta de espaço. Para ajudar a superar os problemas, alunos fazem de tudo para praticar judô. A estudante Jéssica, de 16 anos, é o exemplo mais expressivo: conquistou o título brasileiro escolar.
As condições, entretanto, são muito precárias. Para treinar, os alunos precisam chegar mais cedo para carregar o tatame para a quadra do colégio, por falta de espaço adequado. Muitas vezes, devido ao calor ou às chuvas, os alunos precisam improvisar com o tatame dentro da sala de aula.
Exemplo de superação, Jéssica Kelly foi campeã brasileira de judô na categoria escolar. Para alcançar esse resultado, a rotina diária da estudante é árdua. Só para chegar ao local de treinamento, a caminhada é de 20 minutos. "Eu vou e volto sozinha, aí fica esse perigo também, porque aqui não tem muito policiamento", comenta a judoca.
Cláudio Moura, técnico de judô, falou sobre a importância do esporte na vida desses estudantes: “é aquele trabalho de ensinar os alunos da escola pública a superar os obstáculos. Fazer eles verem que tem como evoluir, que eles não são derrotados e com muita batalha podem conquistar seu espaço".
Divulgação: JUDÔinforme
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário