quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Emocionado judoca revive o passado na Festa do Atleta em Ipatinga/MG.

30.12.2009
Ipatinga - MG


O judoca Rogério Sampaio, de 42 anos, foi ovacionado pelo público que compareceu ao ginásio poliesportivo da Usipa.
Rogério Sampaio lembrou-se de quando dormia debaixo das arquibancadas da Usipa.

(Rogério Sampaio, ouro em Barcelona, abrilhanta Festa do Atleta 2009)

IPATINGA – O judoca Rogério Sampaio, de 42 anos, foi ovacionado pelo público que compareceu ao ginásio poliesportivo da Usipa, na noite de quarta-feira (9). Medalha de ouro na Olimpíada de Barcelona, em 1992, Rogério abrilhantou a 33ª Festa do Atleta. Todos os anos, a Usipa realiza o evento com a finalidade de premiar os atletas do clube tricolor que se destacaram ao longo da temporada.

Rogério Sampaio fez uma rápida exibição de uma de suas técnicas, relembrando a época em que treinava na Usipa, ainda garoto. Daniel Magalhães, atual técnico de judô no clube ipatinguense, dividiu o tatame com o campeão olímpico para a exibição.

Visivelmente emocionado, Rogério falou da importância da Usipa em sua carreira. “É uma alegria voltar a Ipatinga e principalmente à Usipa, que teve uma importância fundamental na minha carreira. A primeira vez que estive na Usipa foi há 32 anos. Depois retornei, para fazer treinamentos de Kanguei (treinos de sacrifício). Dormia debaixo das arquibancadas do ginásio. Competi em Ipatinga. Ou seja, é uma cidade pela qual tenho muito carinho”, relembra o judoca.

Atualmente, Rogério é subdiretor do Santos Futebol Clube e ainda desenvolve o projeto “Judô - Educando Para a Vida”, com o patrocínio da Usiminas a partir da Lei de Incentivo ao Esporte. O judoca veio a Ipatinga a convite do Instituto Cultural Usiminas.

Intercâmbio
Quando treinava na Usipa, Rogério Sampaio teve instrução de professores japoneses, o que não ocorre nos dias de hoje. “Esse aprendizado foi importante na minha vida. Por isso acho que hoje o judô brasileiro tem que estar aberto a todas as escolas de judô no mundo. O intercâmbio não só no judô, mas em qualquer modalidade, é fundamental para conhecimento e o desenvolvimento”, avalia o medalhista olímpico.
Rogério prevê ouros para o judô nacional em 2016

A evolução do judô brasileiro tem agradado Rogério Sampaio. O ex-atleta olímpico afirma que o país é respeitado mundialmente na modalidade. “O judô brasileiro é feito de muitas vitórias e conquistas. Há as derrotas, mas são nelas que nos corrigimos. O judô brasileiro hoje ocupa lugar de espaço no cenário mundial, é uma escola respeitadíssima. Depois do vôlei, o judô é a modalidade mais desenvolvida, tecnicamente e em organização no Brasil”, garante o judoca.

Rogério Sampaio projeta que na Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016, o Brasil vai conquistar medalhas de ouro. “No Campeonato de Judô realizado no Brasil em 2007, em 14 categorias, nós ganhamos três medalhas de ouro. Imagina nos Jogos Olímpicos, com a torcida toda a favor, o que nós podemos conseguir! Tenho muita fé que, em 2016, o judô do Brasil vai conseguir de duas a três medalhas de ouro”, projeta o medalhista olímpico.


Divulgação: JUDÔinforme

Nenhum comentário:

Postar um comentário