segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Para judoca de 14 anos, meta é brilhar nos tatames cariocas.

25.12.2009
Brasilia - DF


Brasiliense Matheus Galvão, que em 2009 brilhou em torneios nacionais e internacionais
Faz planos de treinar ainda mais forte nos próximos anos para chegar bem às Olimpíadas do Rio-2016

O sorriso aberto do pequeno Matheus Galvão esconde uma verdadeira fera dos dojôs (nome da área de luta do judô). Nascido em Brasília e praticante da modalidade desde os 7 anos, o candango, treinado por Herberth Marques, na Academia Espaço Marques, ficou radiante quando, em 2 de outubro último, o Rio de Janeiro foi anunciado, em Copenhague, a sede das Olimpíadas de 2016. “Fiquei muito animado. O fato de ser aqui dentro de casa é um incentivo a mais para os atletas”, explicou.

Imediatamente após a escolha olímpica da Cidade Maravilhosa, centenas de atletas de alto rendimento e milhares de jovens ao redor do país começaram a sonhar em disputar os Jogos do Brasil. E com Matheus não foi diferente.

A diferença, no caso dele, é que, por trás do pequeno garoto, de aparência tranquila e estatura mediana (1,51m), está um verdadeiro campeão e uma das promessas do judô para 2016. Este ano, o lutador candango se tornou um colecionador de títulos. E de destaque internacional.

Medalha de ouro no Campeonato Brasileiro da categoria pré-juvenil, em São Luís, Matheus venceu ainda as Olimpíadas Escolares em Poços de Caldas e conquistou o topo do pódio em três competições relevantes: o Sul-Americano e o Pan-Americano (ambos em Porto Alegre), e o Sul-Americano estudantil, no Equador.

Fã do judoca Flávio Canto — medalha de bronze nos Jogos de Atenas-2004 e dono de dez medalhas em etapas da Copa do Mundo, entre outros resultados de destaque —, Matheus sabe que ainda há uma longa estrada a ser percorrida até as Olimpíadas do Rio. Até lá, pretende seguir se dedicando ao máximo anos treinos, que normalmente acontecem de segunda à sexta, sempre com uma rotina de quatro horas por dia.

“Para chegar às olimpíadas do Rio eu vou ter que treinar muito”, disse o judoca. “E vou ter que pegar muita experiência também, participando de vários campeonatos nos próximos anos. Sei que esse é o caminho e vou me esforçar”, prometeu.

"Fiquei muito animado (com as Olimpíadas do
Rio-2016). O fato de ser aqui dentro de casa é um incentivo a mais para os atletas. Vou ter que treinar muito para chegar lá"
Matheus Galvão, 14 anos judoca brasiliense


Quem é ele
Nome: Matheus Resende Maranhão Ignatti Galvão
Data de nascimento: 1º de novembro de 1995
Local: Brasília
Altura: 1,51m
Peso: 42kg
Principais resultados em 2009:

» ouro no Campeonato Brasileiro pré-juvenil, em São Luís
» ouro nas Olimpíadas Escolares, em Poços de Caldas-MG
» ouro no Sul-Americano pré-juvenil, em Porto Alegre
» ouro no Pan-Americano pré-juvenil, em Porto Alegre
» ouro no Sul-Americano Estudantil, no Equador

Desafio da mudança de categoria

Em janeiro, Matheus Galvão passará as férias em João Pessoa. No litoral, recarregará as energias para encarar um 2010 que virá cheio de desafios. Ele contou que pretende retomar os treinos no fim de janeiro, visando sua primeira prova da nova temporada: uma seletiva para o Campeonato Sul-Americano, que acontecerá no Nordeste, em data e local a serem confirmados.

Depois de um 2009 extremamente vitorioso, Matheus, agora, entrará em uma nova fase de sua carreira. “Acho que esse não vai ser uma competição fácil para mim. Eu vou mais para pegar experiência mesmo porque vou subir de categoria e pela primeira vez vou competir no juvenil (15 e 16 anos)”, explicou. “Vou lutar com gente mais velha, mais experiente, mas, mesmo assim, vou tentar ganhar. Quem sabe não dá?”
Divulgação: JUDÔinforme

Nenhum comentário:

Postar um comentário