24.11.2009
Rio de Janeiro - RJ
SELETIVA SERÁ DISPUTADA SOB NOVA REGRA DA FEDERAÇÃO INTERNACIONAL
Processo seletivo para formar seleção 2010 e que faz parte do Projeto Londres 2012 da CBJ, tem primeira fase de disputa neste sábado (28) em São Paulo. Nova regra da FIJ impede ataques diretos, com as mãos, abaixo da altura da faixa
A Seletiva Nacional Projeto Londres 2012 terá sua primeira fase disputada no próximo sábado, dia 28, em São Paulo. No evento serão aplicadas as novas regras estabelecidas pela Federação Internacional de Judô e usadas no último Campeonato Mundial Sub 20, no mês passado, em Paris (FRA). Serão proibidos ataques diretos, com as mãos, abaixo da altura da faixa. A primeira punição será uma advertência e a segunda a eliminação do judoca. O evento acontecerá no ginásio Tênis Clube Paulista (Rua Gualachos, 285 – Paraíso), às 10h.
Disputam a Seletiva os campeões do Brasileiro Sub 20 2009, Brasileiro Sênior 2009, Brasileiro Sub 23 2009, Troféu Brasil Interclubes de Judô 2009 e Integrante da Seleção Brasileira no Campeonato Mundial Sub 20 2009, além de uma vaga composta por indicação da comissão técnica da CBJ. Oitenta e quatro judocas lutam por 14 vagas. A segunda fase da seletiva será no Rio de Janeiro, no dia 5 de dezembro.
“Vamos aplicar a regra exatamente como foi no Mundial da França. Só será permitido o ataque com as mãos às pernas no contra-ataque e como complemento de uma técnica”, explica o diretor de arbitragem da CBJ, José Pereira Silva.
José Pereira esteve em reunião com o o Diretor de Arbitragem da Confederação Pan-Americana de Judô, Júlio Clemente, e ressaltou que fará na capital paulista um encontro com todos os treinadores envolvidos na seletiva para passar as informações referentes às mudanças. Serão usados vídeos para ilustrar a palestra.
“Creio que com a internet, boa parte destes treinadores já estejam cientes do que é permitido ou não”, afirma Pereira.
Entre os árbitros que atuarão na Seletiva estará Edson Minakawa, que arbitrou o Campeonato Mundial Sub 20 e na competição eliminou um judoca numa das finais justamente na aplicação da nova regra.
“A Seletiva será para formar a seleção que atuará no processo para Londres 2012 e os eventos da próxima temporada, por este motivo, nada mais coerente do que tomar esta decisão. Os últimos eventos internacionais foram realizados desta forma e precisamos antecipar a aplicação desta nova regra no Brasil”, resume o Coordenador Técnico Internacional da CBJ, Ney Wilson, ressaltando que serão mantidos os três árbitros por área de combate, ao contrário dos eventos internacionais da FIJ, onde atualmente apenas um árbitro é utilizado.
VEJAM AS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES:
Divulgação: JUDÔinforme
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário