sábado, 26 de dezembro de 2009

Mayra Aguiar é bronze no Mundial Júnior.

25.10.2009
Paris - França


MAYRA AGUIAR É BRONZE NO MUNDIAL JÚNIOR

Brasil encerra a participação no torneio com três medalhas, sendo uma de ouro e duas de bronze e fica na quinta colocação no quadro geral. Mayra se tornou a primeira judoca do país a conquistar três medalhas em mundiais júnior

A brasileira Mayra Aguiar (-78kg) conquistou neste domingo (25) a medalha de bronze no Campeonato Mundial Júnior, em Paris (FRA). Mayra venceu por ippon (imobilização) a ucraniana Ivana Makukha. O Brasil encerra a participação no Mundial Júnior com três medalhas, sendo uma de ouro (Sarah Menezes -48kg) e dois bronzes (Mayra Aguiar -78kg e Mariana Silva -63kg). O país também obteve dois quinto lugares, com Raphael Minoru (-60kg) e Eleudis Valentim (-52kg) e terminou na quinta colocação no quadro geral de medalhas, atrás do Japão, Ucrânia, França e Coréia do Sul.

A seleção brasileira tem chegada prevista nesta terça-feira (27), em voo da TAM JJ8055 às 4h50min no Terminal 2 do Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro.

Com o bronze conquistado neste domingo, Mayra se tornou a atleta do país com o maior número de medalhas em mundiais júnior. A brasileira chega ao terceiro pódio na carreira. Em 2006, na República Dominicana, Mayra também foi bronze e, em 2008, na Tailândia, foi prata.

O caminho para o bronze começou muito antes da chegada em Paris. Mayra sofreu em dezembro de 2008 uma séria lesão no joelho direito que afastou a judoca dez meses dos tatames. Foi o período mais complicado da carreira da atleta, que surgiu como revelação em 2006 e conquistou seu espaço na seleção feminina nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro 2007, Mundial do Rio de Janeiro 2007 e Jogos Olímpicos de Pequim 2008.

"Foi uma fase muito difícil. Se não fosse o apoio da minha família, amigos, técnicos e o pessoal do meu clube, a Sogipa, não teria chegado aqui. Fiquei deprimida e esta medalha me deixa muito feliz, pois comprova que eu posso estar entre as melhores do mundo", diz Mayra Aguiar, que ainda poderá em 2010 disputar mais um mundial júnior. "Quero chegar à quarta medalha e só falta o ouro para mim".

Mayra retornou aos tatames há cerca de um mês, justamente para a seletiva nacional que definiu a equipe para o Mundial da França. A atleta também disputou em setembro o Troféu Brasil Interclubes, consagrando-se campeã. O Mundial Júnior foi a reestreia de Mayra em eventos internacionais. Outra novidade está na categoria da judoca. Depois de anos competindo no médio (-70kg), Mayra passa a lutar no meio-pesado (-78kg), categoria dominada por Edinanci Silva desde 1996.

“Ainda preciso ganhar mais peso. Não posso apenas engordar. Existe todo um trabalho que é feito e o objetivo é chegar o mais próximo de 78kg”, explica Mayra, que pesou 76,6kg neste domingo.

A brasileira estreou no Mundial Júnior com vitória por wazari sobre a croata Ivana Maranic. Na sequência, bateu a francesa Audrey Tcheumeo por ippon e nas quartas-de-final perdeu para a japonesa Akari Ogata por ippon (imobilização). Pela repescagem, superou a coreana Ha-Na Shin por ippon.

Para o coordenador técnico internacional das categorias de base da Confederação Brasileira de Judô, Luiz Romariz, agora é o momento de se investir na base.

"Sentimos a necessidade de promover um maior intercâmbio com a Europa. Todos os resultados positivos foram de atletas que já têm bagagem e alguns judocas poderiam ter ido mais longe. Mas não foram por falta da experiência”, afirma Romariz.

O Campeonato Mundial Júnior serviu de teste para algumas mudanças na regra da modalidade. A principal delas diz respeito aos ataques nas pernas com as mãos, conhecidas no judô como “catadas de pernas”. Caso aprovada, esta regra começará a valer em 2010. Para Romariz, o resultado comprova a força do estilo do judô brasileiro:

"Para o Brasil vai favorecer muito. A nossa escola é uma escola técnica. Agora é retomar o judô tradicional. O Brasil já está na frente de muitos países. Agora é aproveitar e impor o nosso estilo neste cenário”

Outros dois atletas competiram neste domingo (25). O meio-pesado Jonas Inocêncio (-100kg) e o pesado Roberto Silva (+100kg) foram derrotados em suas lutas de estreia na competição. Jonas perdeu por wazari para francês Clement Delvert e Roberto sofreu quatro punições e foi eliminado do combate com o russo Magomed Nazhmudinov.

HISTÓRICO DO BRASIL EM MUNDIAIS JÚNIOR
10 OUROS / 8 PRATAS / 17 BRONZES
1974 (Rio de Janeiro/BRA): Roberto Machusso (-70kg /prata)
1976 (Madrid/ESP): Carlos Pacheco (-95kg /bronze)
1983 (Mayaguez /PUR): Aurélio Miguel (-95kg /ouro)
1990 (Dijon/FRA): Marcos Alexandre Daud (-90kg /prata)
1992 (Buenos Aires/ARG): Henrique Guimarães (-63kg / prata) e Elton Fiebig (-95kg / bronze)
1994 (Cairo/EGY): Carlos Honorato (-86kg / bronze)
1996 (Porto /POR): Sebastian Pereira (-71kg / ouro), Danielle Zangrando (-57kg / prata) e Cristiane Parmigiano (-61kg / bronze)
1998 (Cali/COL): Tiago Camilo (-66kg /ouro), Fabiane Hukuda (-52kg / prata), Danielle Zangrando (-57kg / prata), Rafael Rocha (-100kg / prata) e Daniel Hernandes (+100kg / bronze)
2000 (Nabul/TUN): Fabiane Hukuda (-52kg /ouro), João Derly (-60kg /ouro), Moacir Mendes Jr (-66kg / bronze) e Alessandro Merly (-90kg / bronze),
2002 (Jeju Island/KOR): Leandro Guilheiro (-73kg / ouro), Leonardo Eduardo (-81kg / ouro), Taciana Lima (-48kg / bronze) e Claudirene Cezar (-78kg / bronze),
2004 (Budapest/HUN): Aline Puglia (+78kg /bronze)
2006 (Santo Domingo/DOM): Rochelle Nunes (+78kg/bronze), Amanda Oiveira (-63kg / bronze) e Mayra Aguiar (-70kg / bronze)
2008 (Bangkok/THA): Sarah Menezes (-48kg /ouro), Rafaela Lopes (-52kg / ouro), Mayra Aguiar (-70kg / prata), Camila Minakawa (-63kg/bronze) e Victor Penalber (-73kg / bronze)
2009 (Paris/FRA): Sarah Menezes (-48kg/ouro), Mariana Silva (-63kg/bronze) e Mayra Aguiar (-78kg)
Divulgação: Judoinforme

Nenhum comentário:

Postar um comentário