sábado, 26 de dezembro de 2009

Sarah Menezes fica em quinto lugar no Mundial.

26.08.2009
Roterdã - NED


SARAH MENEZES FICA EM QUINTO LUGAR NO MUNDIAL
Brasileira foi superada por judoca da Coréia na disputa pelo bronze. Nesta quinta-feira (27) lutam Leandro Guilheiro (-73kg), Érika Miranda (-52kg) e Rafaela Silva (-57kg)

A judoca brasileira Sarah Menezes (-48kg) ficou na quinta colocação no primeiro dia de competição do Campeonato Mundial, nesta quarta-feira (16), em Roterdã, na Holanda. Sarah foi superada na disputa pela medalha de bronze pela coreana Jung-Yeon Chung na decisão da arbitragem, após empate em um wazari para cada atleta no tempo regular e sem que houvesse pontuação no golden score. Com o resultado, Sarah, de 19 anos e que em 2009 ainda disputará o Mundial Júnior, soma mais 100 pontos no ranking mundial. Desde 2003 que o judô feminino chega até a disputa de medalha em mundiais. A última foi conquistada por Edinanci Silva (-78kg), no Japão, em 2003. O Campeonato Mundial de Judô Sênior vai até domingo, dia 30.


Sarah chegou na disputa da medalha de bronze após fazer quatro lutas. Na estreia, passou pela medalhista olímpica da Argentina Paula Pareto por yuko. Na segunda rodada, vitória sobre Liudmila Bogdanova, da Russia, por yuko no golde score. Em outra disputa acirrada, Sarah Menezes fez as quartas-de-final contra a romena Alina Dumitro, ouro nas Olimpíadas de Pequim 2008. Sarah acabou derrotada por yuko. Pela repescagem, a brasilera voltou a lutar bem e bateu a Volha Leschanka, da Bielorussia, por yuko.

“A chave estava muito difícil e, analisando mais friamente, creio que minha participação tenha sido boa. A luta com a romena campeã olímpica mostrou que eu tinha condições de estar no pódio. Ficou provado que eu preciso melhorar a parte tática da luta”, diz Sarah Menezes.

Após estar na frente no marcador na luta do bronze, Sarah Menezes sofreu um wazari quando restavam 42 segundos para o fim da luta. Para a judoca, a coreana soube administrar melhor o combate.

“Chegou um momento que eu não conseguia mais desequilibrá-la. E como somado a isso a coreana aumentou o volume da luta no golden score, sabia que ia ser difícil a decisão dos árbitros ser favorável”, afirma Sarah.

Também nesta quarta-feira lutaram Denílson Lourenço (-60kg) e Leandro Cunha (-66kg). Os dois foram eliminados na primeira fase do evento. Denílson foi superado na primeira rodada pelo ucraniano Georgii Zantaraia por ippon (dois wazari). Após a luta, o brasileiro afirmou que foi surpreendido pelo adversário, que acabou ficando com o título no Mundial.

"Estudei bastante o estilo dele, que era de muita catada de perna, porém, na luta, ele usou pouco este recurso. Como sofri rapidamente o primeiro wazari, tive que partir para cima dele e acabei sofrendo a segunda pontuação. Foi uma pena", diz Denílson.

Já Leandro Cunha, que como Sarah Menezes também estreava em mundiais, começou vencendo em apenas 27 segundos Bruno Luzia, de Moçambique. Na rodada seguinte Leandro tinha um wazari de vantagem sobre o campeão olímpico Masato Uchishiba, do Japão, até 50 segundos para o final da luta. Porém, acabou superado por ippon pelo japonês e encerrou sua participação no Campeonato Mundial da Holanda. Leandro lamentou a falha.

"Não se pode errar contra atletas desse nível. Estava bem na luta, controlando ele e sentia que tinha chances de sair vitorioso. Quando marquei o wazari ele foi obrigado a vir para cima e no último minuto senti que não estava mais conseguindo impor a minha pegada no combate. Apesar da derrota, saio com a sensação de que tenho condições de brigar por uma medalha num mundial. Acho que tive um pouco de falta de sorte no sorteio e agora me resta aprender para o próximo ano não cometer este mesmo tipo de falha", comentou Leandro Cunha após a luta.

Nesta quinta-feira competem Leandro Guilheiro (-73kg), Érika Miranda (-52kg) e Rafaela Silva (-57kg).

O SporTV transmite ao vivo o evento, com narração de Sérgio Maurício, comentários de Angelo Paiva, Danielle Zangrando, Flávio Canto, João Derly e João Gabriel Schlittler.

PROGRAMAÇÃO (HORÁRIOS LOCAIS)

27 de agosto
9h30 – Preliminares -73kg, -52kg, -57kg
14h – Finais

28 de agosto
9h30 – Preliminares -81kg, -63kg
14h – Finais

29 de agosto
9h30 – Preliminares -90kg, -70kg, -78kg
14h – Finais

30 de agosto
9h30 – Preliminares -100kg, +100kg, +78kg
14h – Finais


RESULTADOS OFICIAIS FINAIS DESTA QUARTA-FEIRA

-60 kg
1. ZANTARAIA, Georgii (UKR)
2. HIRAOKA, Hiroaki (JPN)
3. DAVTYAN, Hovhannes (ARM)
3. VERDE, Elio (ITA)
5. KHERGIANI, Nestor (GEO)
5. SARLAK, Vahid (IRI)
7. GUEDEZ, Javier (VEN)
7. PETRIKOV, Pavel (CZE)

-66 kg
1. HASHBAATAR, Tsagaanbaatar (MGL)
2. URIARTE, Sugoi (ESP)
3. AN, Jeong-Hwan (KOR)
3. UNGVARI, Miklos (HUN)
5. FASIE, Dan (ROU)
5. GADANOV, Alim (RUS)
7. SCVORTOV, Victor (MDA)
7. SHARIPOV, Mirali (UZB)

-48 kg
1. FUKUMI, Tomoko (JPN)
2. BLANCO, Oiana (ESP)
3. CHUNG, Jung-Yeon (KOR)
3. JOSSINET, Frederique (FRA)
5. DUMITRU, Alina (ROU)
5. MENEZES, Sara (BRA)
7. ENTE, Birgit (NED)
7. LESHCHANKA, Volha (BLR)

Fonte: CBJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário