sábado, 26 de dezembro de 2009

Mundial é o 1º grande teste de Tiago Camilo em nova categoria.

01.04.2009
Rio de Janeiro - RJ


Mundial vira primeiro grande teste de Tiago Camilo em nova categoria
O Mundial de judô de Roterdã, na Holanda, no final do mês, será o primeiro grande teste para Tiago Camilo entre os médios (-90 Kg). Campeão mundial e com duas medalhas olímpicas no currículo, o judoca brasileiro tenta dar sequência à rotina de conquistas em uma nova categoria, depois de brilhar em outras três.
"Minha primeira grande meta será esse Campeonato Mundial. Estou muito motivado", disse Camilo. "Consegui fazer o planejado. O mais importante é que estou 100% focado no que eu tenho que fazer, no meu judô. Tenho a possibilidade de fazer um bom Mundial. Vai depender apenas de chegar lá, concentrar e fazer uma boa competição".

O médio será a quarta categoria da carreira de Camilo, que teve sucesso nas três anteriores. O brasileiro foi campeão mundial júnior entre os meio-leves (-66 Kg), em 1998. Com apenas 18 anos, surpreendeu ao conquistar a medalha de prata na Olimpíada de Sydney-2000, competindo no leve (-73 Kg).

As outras duas principais conquistas da carreira de Tiago Camilo ocorreram no meio-médio (-81 Kg). Em 2007, obteve sete ippons consecutivos e se tornou campeão mundial da categoria. No ano seguinte, conseguiu sua segunda medalha olímpica, ao ficar com o bronze nos Jogos de Pequim.

Acostumado às novas exigências que uma mudança de categoria acarreta, o judoca brasileiro iniciou uma preparação específica para obter sucesso também entre os médios. "Tem bastante coisa diferente, pois são nove quilos de diferença. Preparação nutricional, psicológica, técnica, tática. Tem muita coisa envolvida nesse meu ciclo, até as Olimpíadas de 2012", comentou Camilo.

Apesar de ainda estar em um período de adaptação à nova categoria, o judoca brasileiro já começou a obter seus primeiros resultados expressivos entre os médios. Camilo ficou em terceiro lugar nos Grand Slams de Moscou e do Rio de Janeiro. Também foi campeão da etapa da Copa do Mundo disputada em Belo Horizonte.

Camilo já havia competido entre os médios nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007, quando conquistou a medalha de ouro. Outro fato que ajudou o brasileiro nestas suas primeiras investidas entre os médios foi o fato de conhecer seus principais rivais. "Conheço bem meus adversários. Por estar no circuito há muito tempo, conheço todo mundo de todas as categorias".

Mais do que os adversários, o que tem mais incomodado Camilo tem sido sua rotina de preparação. Por treinar com atletas mais pesados, o judoca admitiu ter um desgaste maior do que sofria em outras categorias. "O mais cansativo é o treino, o dia a dia, as dores. Mas eu amo o que faço e, quando você faz com amor, você acaba superando as dificuldades".
Fonte: Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário