03.09.2009
Vitória - ES
Os 134 atletas convocados representarão o Estado em nove modalidades.
Os organizadores das Olimpíadas Escolares do Espírito Santo (OES), da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), divulgaram, na tarde dessa terça-feira (01/09/2009), a lista dos convocados que formarão a delegação capixaba na Etapa Nacional Infantil das Olimpíadas Escolares. Os 134 atletas convocados representarão o Estado em nove modalidades entre os dias 10 e 20 de setembro, em Poços de Caldas, Minas Gerais. A delegação foi dividida em duas partes, a primeira viaja no dia 08/09/2009 e outra no dia 13/09/2009, com saída da Sesport, sempre às 18 horas.
Segundo o secretário da Sesport, Luciano Rezende, as Olimpíadas Escolares vão além das partidas disputadas, “Os alunos passaram por uma forte seleção e agora representarão o Estado em uma competição nacional. Tão importante quanto à conquista de troféus e medalhas, será a troca de experiência e o aprendizado com pessoas de culturas diferentes. Alguns desses alunos jamais saíram de suas cidades. Será inesquecível“.
Um total de 134 atletas, de 12 a 14 anos, das modalidades de futsal, handebol, voleibol, basquetebol, atletismo, natação, judô, tênis de mesa e xadrez se classificaram e representarão o Espírito Santo na competição nacional. Quinze treinadores e seis dirigentes também viajarão para Poços de Caldas, completando a delegação capixaba.
Participaram, desde as etapas municipais, escolas públicas e particulares dos 78 municípios do Estado. Para a fase regional passaram 3.664 atletas, dos quais 1.676 eram meninas e 1.988 meninos. Depois das finais regionais e estaduais, restaram os 134 atletas que representarão o Espírito Santo na competição nacional.
“A Olimpíada Escolar do Espírito Santo é uma de nossas maiores ações na Sesport. Durante as fases regionais e a final estadual, os alunos recebem alimentação, hospedagem e transporte interno nos moldes de excelência das vilas olímpicas. Os maiores esforços do Governo devem ser feitos dentro da escola, pois é quando todos poderão ter contato com o esporte, seja rico ou pobre, de escola pública ou particular”, explica Luciano Rezende.
“Está tudo pronto. Nossos atletas têm de se preocupar apenas com a competição, pois a Sesport, o Ministério do Esporte e o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) cuidarão das despesas com o transporte para a viagem, da alimentação e da hospedagem no local dos jogos. Serão quatro ônibus que sairão da Sesport, dois no dia 08 e dois no dia 13, com um técnico da Secretaria em cada um e um fisioterapeuta”, explica a chefe da delegação do Espírito Santo, Silvia Magnago, que viaja neste domingo (06/09/2009), para participar do Congresso Técnico na segunda-feira (07/09/2009).
Nos esportes coletivos, os estados são divididos em dois grupos, a divisão especial, elite da modalidade, e a 1ª divisão, uma divisão de acesso. O Espírito Santo tem seis das oito equipes disputando o grupo especial e outras duas competirão para retornar a elite.
Segundo o técnico da Sesport, Luiz Roberto Gomes, os capixabas poderão voltar de Minas Gerais com muitas conquistas. “Temos chances, principalmente, nos esportes coletivos, onde temos a equipe feminina de handebol do Colégio Castro Alves, de Cariacica, atual bicampeã brasileira e sul americana, que pode conseguir o tricampeonato. A equipe feminina de voleibol da Escola São Domingos, de Vitória, conta com atletas que já têm certa experiência e pode surpreender”, analisa.
O Espírito Santo também é forte nos esportes individuais, diz Silvia Magnago. “Nos esportes individuais, nosso ponto forte é o xadrez, mas principalmente a natação, que acredito ser a melhor equipe que formamos nos últimos anos, mesclando talento com experiência, com bons tempos e medalhas na Etapa Nacional do ano passado”, conclui.
Confira a lista dos atletas do Judô do Espírito Santo na fase nacional das Olimpíadas Escolares:
Judô masculino
Super ligeiro (menos de 36 kg): Pedro Henrique Q. dos Santos – Escola Stª Adame – Vila Velha
Ligeiro (menos de 40 kg): Kaio César R. Kuster – Escola Mª E. Mascarenhas Barcellos – Vila Velha
Meio leve (menos de 44 kg): José Vicente O. Souza – Escola Zumbi dos Palmares – Serra
Leve (menos de 48 kg): Deyvison D. da Silva – Escola Zumbi dos Palmares – Serra
Meio médio (menos de 53 kg): Octavio S. L. Costa – Escola Placidino Passos – Aracruz
Médio (menos de 58 kg): João Vitor Nunes Falqueto – Núcleo Educacional Piaget (NEP) – Vila Velha
Meio pesado (menos de 64 kg): Fernando Torres Bermudes – Colégio Salesiano – Vitória
Pesado (acima de 64 kg): José Paulo P. Ferreira Júnior – Escola Experimental (UFES) – Vitória
Judô feminino
Super ligeiro (menos de 36 kg): Patrícia C. Vilarino – Escola Placidino Passos – Aracruz
Ligeiro (menos de 40 kg): Brenda T. Justino – Escola Profª Mª de Lourdes S. Silva – Cariacica
Meio Leve (menos de 44 kg): Fernanda S. Brandão – Escola São João Batista – Cariacica
Leve (menos de 48 kg): Lívia Deltmann F. de Castro – SESI Laura N. Loureiro – Serra
Meio médio (menos de 53 kg): Karen Alexandra P. Mendonça – Colégio Castro Alves – Cariacica
Médio (menos de 58 kg): Mylena Duarte – Escola Prof. Rubens J. V. Gomes – Vila Velha
Pesado (acima de 64 kg): Amanda S. da Silva – Escola P. Passos – Aracruz
Fonte: Capixabão
sábado, 26 de dezembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário