21.03.2009
Brasília - DF
Condecoração militar para o Professor Renato Alberto dos Santos
Prejudicado por questões políticas, não galgou a graduação maior na arbitragem internacional por não comungar dos mesmos ideais daqueles que escolhem, nem sempre pela competência, os que poderão almejar tal condição.
“A Medalha Mérito Desportivo Militar foi criada pelo decreto nº 5.958, de 7 de novembro de 2006 e destina-se a agraciar militares brasileiros que tenham se destacado em competições desportivas nacionais e internacionais, bem como militares e civis brasileiros ou estrangeiros que tenham prestado relevantes serviços ao desporto militar brasileiro. Como condições essenciais para recebê-la, destacam-se, entre outras: qualidades morais e profissionais; comprovada competência; e exação no cumprimento do dever, além do êxito desportivo; entre os civis, considera-se a ação destacada e eficaz em prol dos interesses e do engrandecimento do desporto militar brasileiro.”
O Professor Renato Alberto dos Santos, 7º Dan, Diretor de Arbitragem da Liga Nacional de Judô, Árbitro FIJ "B", foi condecorado com a Medalha do Mérito Desportivo Militar, nesta última terça, dia 17/03, no 7º Distrito Naval, em Brasília-DF. A cerimônia foi muito concorrida, na qual seleto grupo de autoridades militares e civis, atletas e dirigentes desportivos, entre outros, foram laureados com tão importante insígnia.
O Professor Renato, Militar da reserva, Professor de Educação Física e de Judô, foi atleta de Natação e Judô por muitos anos, representando o Brasil em diversos eventos mundiais militares, sempre com excelentes resultados. Foi árbitro e Técnico de Judô em vários eventos internacionais militares e civis; Coordenador de diversos Campeonatos Brasileiros e Internacionais militares realizados no Brasil.
É, indiscutivelmente, um dos melhores árbitros das Américas e um dos maiores pesquisadores neste segmento. Prejudicado por questões políticas, não galgou a graduação maior na arbitragem internacional por não comungar dos mesmos ideais daqueles que escolhem, nem sempre pela competência, os que poderão almejar tal condição.
Temos o privilégio de contar com a presença desse grande Mestre no Sistema Nacional das Ligas de Judô, grande idealista, uma figura humana de raro carisma, uma referência ética do nosso esporte. Graças à participação e orientação do Professor Renato e de outros grandes mestres como Gunji Matsuuchi, Tadao Nagai, Antônio Vieira, Kasuo Konishi (todos 9º dan), Takashi Haguihara, Francisco Gomes, Koki Tani (esses são 8º dan), entre tantos outros abnegados de igual ou menor graduação, que dedicam parte do seu tempo às Ligas, é que temos crescido respeitando os valores basilares do Judô.
Saudamos a Comissão Desportiva Militar do Brasil pela feliz e merecida homenagem ao Professor Renato Alberto dos Santos.
Paulo Dubois
LNJ-Brasil
Fonte: LNJ
Imprime essa Notícia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário