sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Brasil vence desafio internacional em São Paulo.

03.05.2009
São Paulo - SP

BRASIL VENCE DESAFIO INTERNACIONAL
Com nove ippons em 14 combates, seleção levanta a torcida em São Paulo. Diante de medalhisas olímpicos do judô brasileiro, Flávio Canto lembra o Pan 2007 e Derly fala em gostinho especial
A seleção brasileira fez a festa em São Paulo neste domingo (3), levantando a torcida no ginásio do Paulistano. Com nove ippons em 14 combates, os brasileiros venceram as equipes de Inglaterra (7 a 0) e França (5 a 2) no Desafio Internacional comemorativo ao Ano da França no Brasil. Os franceses, que passaram pelos ingleses por 5 a 2, ficaram em segundo lugar. O evento faz parte do Brasil Judo World Tour 2009, que inclui ainda o Grand Slam (julho, RJ) e a Copa do Mundo (julho, BH), além de outros Desafios Internacionais.

“Foi um belo aquecimento para o restante da temporada. Os placares dilatados não refletem a dificuldade que tivemos para vencer os confrontos”, afirma o coordenador técnico da seleção brasileira, Ney Wilson, destacando a atuação de Denílson Lourenço, no Brasil, e do francês Cyrille Maret, campeão mundial júnior 2006.

O ligeiro Denílson Lourenço não precisou de mais do que 50 segundos para mostrar que o Desafio estava longe de ser uma simples festa: venceu o inglês James Millar, sétimo no Europeu 2009 e campeão da Copa do Mundo da Geórgia 2008 abrindo o caminho para o que no futebol seria uma “goleada”.

“Para mim o Desafio foi a chance de mostrar à comissão técnica que eles podem contar comigo para as próximas competições”, afirmou Denílson, que não foi titular na equipe que competiu o Pan de Buenos Aires, em março.

As cerca de mil pessoas que lotaram as arquibancadas – entre elas os medalhistas olímpicos Chiaki Ishii (bronze, 1972), Douglas Vieira (prata, 1984), Henrique Guimarães (bronze, 1996), Carlos Honorato (prata 2000) e Tiago Camilo (prata 2000/bronze 2008) – vibraram com o mascote Avança Judô e batiam palmas gritando Brasil e pedindo ippon. No tatame, os atletas obedeciam. Em especial Flávio Canto, que reencontrou a torcida brasileira vestindo as cores da seleção após a lesão no Pan Rio 2007.

“Estava com saudade dessa atmosfera. Como era um ginásio pequeno e eles apoiavam muito, me lembrou bastante o Pan, mas com um desfecho melhor”, comparou. “É esse tipo de sensação que eu preciso para ficar com ainda mais vontade de representar o Brasil”, acrescentou o meio-médio, que venceu seus dois confrontos por ippon.

João Derly, um dos mais assediados pelo público, retribuiu a energia jogando brindes para a arquibancada.

“Depois de 2007, quando ficamos bem próximos dos torcedores, passamos 2008 um pouco mais afastados, competindo lá fora. É uma sensação muito boa. Isso fez muita falta”, falou o bicampeão mundial. “A gente que luta tanto no exterior com torcida contra sente um gostinho especial num evento como esse”, finalizou.

Com uma equipe jovem, a Inglaterra vendeu caro sua derrota para a França na rodada de abertura e aproveitou ao máximo o contato com as estrelas do Brasil.

“Esse era nosso objetivo principal ao vir para cá: dar a nossa equipe o privilégio de treinar com atletas do nível dos brasileiros”, diz a técnica chefe Margaret Hicks, elogiando seu peso leve Jan Gosiewski.

O francês Jean-Sebastien Bonvoisin, natural da Martinica, dava autógrafos e comparava a atmosfera calorosa do ginásio com sua terra natal.

“Outros companheiros da seleção francesa já vieram ao Brasil e disseram que era incrível. Realmente tem sido uma experiência ótima. A alegria do povo lembra muito a Martinica”, afirma o pesado, bronze na Super Copa do Mundo de Moscou 2008. “Infelizmente vinha de um bom retrospecto contra os brasileiros, mas não consegui repetir o resultado. Agora teremos uma semana de treino e será muito bom. França e Brasil são países amigos e esse é um ano de festa entre essas nações aqui”, completou.

Brasil, França e Inglaterra ficam em São Paulo até o dia 9 de maio, treinando na Arena Olímpica do Ibirapuera e no Esporte Clube Pinheiros.

O Desafio Internacional de Judô teve patrocínio de Infraero, Scania, Mizuno; Secretaria de Esporte, Lazer e Recreação de São Paulo, Copasa e EDP.

RESULTADOS DE CADA COMBATE DO DESAFIO INTERNACIONAL

FRANÇA 5 X 2 INGLATERRA

-60KG: Sofiane Milous vence James Millar por ippon
-66KG: Jérémy Andrieu vence Colin Oates por ippon
-73KG: Ugo Legrand perde para Jan Gosiewski por yuko
- 81KG: Jonathan Schneider perde para Thomas Reed por ippon
-90KG: Hervé Fichot vence Andrew Burns por yuko
-100kg: Cyrille Maret vence Theodore Spalding-McIntosh por ippon
+100kg: Jean-Sébastien Bonvoisin vence Matthew Clempner

BRASIL 7 X 0 INGLATERRA

-60KG: Denílson Lourenço vence James Millar por ippon
-66KG: João Derly vence Colin Oates por ippon
-73KG: Leandro Guilheiro vence Jan Gosiewski por ippon
- 81KG: Flávio Canto vence Thomas Reed por ippon
-90KG: Eduardo Santos vence Andrew Burns por ippon
-100kg: Luciano Correa vence Theodore Spalding-McIntosh por ippon
+100kg: Walter Santos vence Matthew Clempner por ippon

BRASIL 5 X 2 FRANÇA

-60KG: Denílson Lourenço vence Sofiane Milous por ippon
-66KG: João Derly vence Jérémy Andrieu por yuko
-73KG: Leandro Guilheiro vence Ugo Legrand por ippon
- 81KG: Flávio Canto vence Jonathan Schneider por ippon
-90KG: Eduardo Santos perde para Hervé Fichot por yuko
-100kg: Luciano Correa perde para Cyrille Maret por ippon
+100kg: Walter Santos vence Jean-Sébastien Bonvoisin por yuko

Fonte: CBJ

Imprime essa Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário