22.09.2009
Porto Alegre - RS
Sul-Americano de Veteranos movimentou Porto Alegre no fim-de-semana
Um sucesso! Dessa forma pode ser definida a segunda edição do Campeonato Sul-Americano de Veteranos e a I Copa Sul-Americana de Katas, organizado pela Federação Gaúcha de Judô no último final de semana – 18 e 19 de setembro –, no GN Gaúcho, em Porto Alegre.
Na abertura, presenças ilustres deram credibilidade ao evento: além de 26 kodanshas – incluindo o presidente do Conselho da FGJ, Osvaldo Monteiro –, estiveram autoridades como o vice-presidente da Federação Bonaerense, Teodoro Amici (autor de sete livros sobre judô), do Diretor Internacional da FIJ e Presidente Federação Uruguaia de Judô, Ignácio Aloise, e do presidente da Federação do Amapá, Antonio Viana. Também compareceram alguns dos atletas de ponta do Estado, como João Derly, Walter Santos e Guilherme Luna.
O dojô do clube do bairro Menino Deus ficou praticamente lotado nos dias da competição. No primeiro, ocorreu a Copa Sul-Americana de Katas – modalidade na qual a disputa é com duplas. O número de equipes ultrapassou 80, nos sete katas da competição.
“Foi uma excelente aula prática de judô”, ressaltou o presidente da FGJ, Carlos Eurico da Luz Pereira. “Não é todo dia que se assiste a uma dupla com 26 medalhas em mundiais, como é a que venceu os katas mais complexos, Rioiti Uchida e Luis Alberto dos Santos”, afirmou.
Já no segundo dia, cerca de 300 atletas subiram no tatame para tentar a medalha do Sul-Americano de Veteranos. E fizeram bonito. “Tecnicamente, tivemos um evento muito mais forte do que o ano passado”, avaliou o presidente Carlos Eurico.
No quadro geral de medalhas, os brasileiros dispararam na frente. “Atletas de todas as cinco regiões do País subiram, pelo menos, uma vez no pódio, o que mostra a força do judô pelo Brasil”, destacou o dirigente da FGJ. Judocas de Uruguai e Argentina também ganharam medalhas.
Federação Amapaense de Judô enviou seu representante.
Realizado nos dias 18 e 19 no ginásio do Grêmio Náutico Gaúcho nas modalidades KATA e SHIAI. Com pouca participação de “estrangeiros”, apenas alguns uruguaios e argentinos, os brasileiros dominaram a festa. Foram mais de 300 participantes da classe M1 a M8 (+30 anos) no masculino e feminino. Presença VIP de João Derly, Bi-campeão mundial, Walter Santos, Campeão Pan-americano absoluto e Guilherme Luna, campeão da copa do mundo de BH 2009.
Antonio Viana, presidente da Federação Amapaense de Judô participou na categoria M3(40 a 44 anos) peso Leve (-73kg) e conquistou a prata, o título ficou com o paulista Rodrigo Mota de SP e os terceiros lugares com 02 atletas do RS.
Na competição por equipe conquistou outra prata integrando a equipe do Paraná – PR. O título ficou com SP-A e os terceiros lugares com SP – B e RJ.
Calouro neste tipo de evento que reúne a maioria dos estados brasileiros o resultado foi excelente afirma Antonio Viana:
“O primeiro obstáculo foi a falta de apoio para vir a Porto Alegre, tive que comprar minhas passagens com meu salário, vários atletas desta categoria com chances de medalhas ficaram de fora, vim sozinho, atravessei o país para participar desta competição, algumas lesões atrapalharam meus treinamentos, mas consegui ter uma excelente participação”.
“Agora tenho que motivar nossos atletas de todas as faixas etárias em nosso Estado, vi aqui que a competição é acirrada (tive o nariz quebrado na última luta com um carioca) e bastante forte, o nível é alto, mas com bastante treino poderemos conquistar o ouro”.
Agradecimentos:
“Agradeço primeiramente minha mãe que quando comecei no judô fazia meus “judoguis” por não ter condições de comprar um, minhas filhas que por causa dos treinos acabo ficando pouco tempo com elas, meus alunos da AIFA, Gonçalves Dias e do Fazendinha, que acreditaram em mim e me ajudaram nos treinos, ao vereador Jaime Perez que ajudou na minha hospedagem e a todos os desportistas do Amapá que acreditam no potencial do Judô Amapaense”.
Histórico:
Sem chances de competir fora do Estado na época de “competidor” mesmo (participou apenas de um norte/nordeste em 1987 realizado em Belém-PA conquistando o bronze) Antonio Viana tem trabalhado para que as outras gerações tenham oportunidades melhores.
“Naquela época viajar de avião era pra rico, pra sairmos do Amapá somente de navio, que passava até 36 horas pra chegar a Belém e de lá seguir de ônibus”.
Hoje o Estado possui atletas participando de eventos por todo o Brasil e conquistando títulos importantes.
“Temos atletas de Santana que antes de praticarem Judô não conheciam a capital Macapá e hoje já conhecem grande parte do País e até o exterior, são campeões brasileiros, regionais e sul - americano. O atleta Sávio Santos está classificado para o Pan - americano SUB 13 que será realizado no Uruguai em novembro”.
“As dificuldades encontradas pelo esporte em geral no Amapá são muitas, a falta de investimento amplo por parte dos governos é total. Mas acreditamos que com o esforço dos dirigentes, o trabalho árduo dos técnicos, a dedicação dos atletas e a credibilidade e confiança dos pais essas dificuldades serão superadas”.
Currículo:
Praticante de Judô desde 1984 iniciou na Kodokan no município de Santana com o sensei Eliezer Cardoso do Pará até 1986, com a ida do sensei para Belém, treinou com Manoel Enéias, Luiz Gonzaga e em seguida com André Santiago em Macapá até 1987. Ficou afastado do Judô de 88 a 92 quando trabalhou na Jarí Celulose, onde reiniciou na Associação de Judô do Pará – Asjupa que funcionava no Clube Arejar sob a orientação do sensei Juvenal Ferreira. Graduou-se faixa preta em 1994 em Macapá. Retornou ao Estado em 1995 após ser aprovado em concurso público para o Governo (Polícia Civil). Em 1998 começou a dar aulas na academia Judô Clube Garra em Santana, fundada por Gerson Lima, depois no Independente Esporte Clube e Clube de Judô Makoto. Atualmente ministra aulas na Academia Integrada de Formação e Aperfeiçoamento – AIFA nos projetos sociais “Avança Judô” e “Esporte e Segurança”, na Escola Gonçalves Dias e no Fazendinha Esporte Clube.
AMAZONAS FAZ HISTÓRIA NO SUL-AMERICANO DE VETERANOS!
Os atletas do Amazonas fizeram história no Campeonato Sul-amricano de Judô de Veteranos 2009, realizado na cidade de Porto Alegre - RS, neste final de semana no ginásio do Grêmio Náutico Gaúcho.
No total foram 04 medalhas de prata e 03 de bronze, entre elas o surpreendente terceiro lugar por equipe no masculino abaixo de 40 anos, conquistado em uma disputa acirrada contra os donos da casa, a forte equipe do Rio Grande do Sul. A vitória foi obtida pelo placar de 3X2 e foi decidido no desempate.
Dentre os destaques da delegação está Laura Silva da Acopajam/Equador Petróleo que conquistou três medalhas sendo vice-campeã da categoria F1 leve, bronze no Absoluto e bronze na Equipe!Laura também foi eleita a judoca mais bonita do evento - a musa da competição.
Renato Júnior do Cagin disputou a categoria M4 (-50 anos) e, depois de três lutas perfeitas, perdeu a final contra o representante do PR. A medalha de ouro foi perdida na decisão polêmica dos árbitros
Na categoria M2 (- 40 anos), o Amazonas foi ao Podium com Dejanir Nunes do Cagin/Literatus na categoria meio leve (BRONZE); prata com Gláucio Mendonça da ACOPAJAM EQUADOR PETRÓLEO na categoria Médio e prata com Eduardo Ribeiro da ACOPAJAM Equador Petróleo / TESLA SERVICE / ACTION na categoria pesado. Eduardo chegou a enfrentar adversário de até 160 Kg na luta pela medalha de ouro (detalha, ele lutou na categoria acima, pesando apenas 100 Kg!).
Alexandre Leocádio da Nilton Lins (leve) e José Bonates do Cagin (meio pesado) não medalharam nas suas categorias, mas foram decisivos na inédita conquista do bronze por equipes!
LAURA SILVA - ACOPAJAM EQUADOR PETRÓLEO - PRATA LEVE F1, BRONZE NO ABSOLUTO E BRONZE POR EQUIPE.
RENATO JÚNIOR- CAGIN - PRATA CATEGORIA M4 LIGEIRO.
GLÁUCIO MENDONÇA - ACOPAJAM EQUADOR PETRÓLEO - PRATA NA CATEGORIA MÉDIO M2 E BRONZE POR EQUIPE.
EDUARDO RIBEIRO - ACOPAJAM EQUADOR PETRÓLEO - PRATA NA CATEGORIA PESADO M2 E BRONZE POR EQUIPE.
DEJANIR NUNES - CAGIN/LITERATUS - BRONZE MEIO LEVE M2 E BRONZE POR EQUIPE.
ALEXANDRE LEOCÁDIO - NILTON LINS - QUINTO LUGAR LEVE M2 E BRONZE POR EQUIPE.
JOSÉ BONATES - CAGIN - BRONZE POR EQUIPE.
Divulgação: JUDÔinforme
sábado, 26 de dezembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário