06.08.2009
Budapeste - HUN
MUNDIAL SUB-17 É PORTA DE ENTRADA PARA OS JOGOS OLÍMPICOS DA JUVENTUDE
Brasil disputa o evento com 13 judocas. Competição tem início nesta quinta-feira em Budapeste, na Hungria
Mais do que nunca, o judô une esporte e educação. O esporte que tem em suas raízes um zelo especial pelo respeito, disciplina e filosofia encontra no Campeonato Mundial Cadete (Sub-17), de 6 a 9 de agosto, em Budapeste/HUN, sua melhor tradução. Não por acaso, a competição está sob responsabilidade da Comissão de Educação da Federação Internacional de Judô. O Brasil participa com 13 judocas do Mundial Cadete, que é qualificatório para os primeiros Jogos Olímpicos da Juventude (YOG, na sigla em inglês), que serão organizados pelo Comitê Olímpico Internacional em agosto de 2010, em Cingapura. Os YOG, além do caráter de competição, darão atenção especial a projetos culturais e de educação.
Estão em Budapeste 531 atletas entre 15 e 16 anos representando 73 países, um número expressivo e que mostra que o futuro do judô está garantido. No caso do Brasil, são 13 rapazes e moças, todos campeões do Pan-Americano da categoria, um pré-requisito para integrar a equipe que está na Hungria. Os técnicos Fúlvio Myiata e Andréa Berti falam com otimismo da nova geração.
“É um prazer trabalhar com esses jovens. Eles incorporam perfeitamente o espírito do judô, em termos de unir esporte e educação. São muito disciplinados e concentrados”, elogia Andréa Berti, responsável pela equipe feminina. “Mas nem por isso eles deixam de se cobrar por resultados, pois sabem que o judô brasileiro tem uma grande tradição de conquistas internacionais”, completa a treinadora.
“Temos uma equipe forte nesta faixa de idade graças ao trabalho que é feito desde cedo no Brasil, levando judocas a partir de 13 anos para competir em Sul-Americanos e Pan-Americanos”, diz Fúlvio Myiata, técnico da seleção masculina juvenil.
O fato de a categoria cadete ser estreante em mundiais – este é o primeiro evento organizado pela Federação Internacional de Judô – deixa uma grande dúvida em relação ao nível dos adversários. Apenas a Confederação Pan-Americana de Judô e a União Européia de Judô realizaram, em 2009, competições desta faixa de idade. Os atletas ouro e prata nestes eventos foram considerados cabeça de chave para Budapeste. Os confrontos foram sorteados na tarde desta quarta-feira (5) e o Brasil é cabeça de chave em todas as categorias das quais participa.
“Ainda não temos muita referência para saber quem é quem na categoria, já que não há tantos resultados disponíveis”, comenta Fúlvio.
“Analisamos tudo o que pudemos, já que algumas atletas competem na categoria júnior ou sênior”, completa Andréa, destacando a maturidade da própria equipe brasileira. “Muitas de nossas meninas também estão acostumadas a lutar nas idades superiores, o que lhes dá maturidade embora ainda sejam jovens. Isso pode ajudar a diminuir um pouco o peso de estar em um Mundial. Mas como todos são atletas iniciantes, o resultado é sempre imprevisível”, diz.
Os medalhistas em Budapeste terão alcançado o critério mínimo para participar dos Jogos Olímpicos da Juventude. A distribuição de vagas obedecerá a solicitação de cada Comitê Olímpico Nacional (que pôde escolher as disciplinas favoritas para classificar seus atletas). Cada país poderá ter apenas dois judocas nos YOG, um no masculino e uma no feminino. São 52 vagas para cada (sendo 36 por classificação e 16 respeitando o critério de universalidade dos Jogos, para contemplar o maior número de países). Cingapura, por ser sede, já tem direito a dois atletas. Além da disputa no individual, haverá também competição por equipes mistas de quatro atletas.
A seleção brasileira é formada por judocas de cinco estados diferentes: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraíba e Piauí. Antônio Silva (-50kg), Mike Chibana (-55kg), Matheus Garcia (-60kg), Ricardo Serrão (-73kg), Henrique Silva (-81kg), Delan Monte (-90kg), Bianca Lima (-40kg), Gabriela Chibana (-44kg), Nathalia Castelan (-48kg), Flávia Gomes (-57kg), Fernanda Peinado (-63kg), Tainá Nery (-70kg) e Samanta Soares (+70kg).
Acompanhe aqui as lutas on line a partir das 09:00 (veja programação abaixo)
Programação: (Não esquecer que são 5 horas a menos no fuso horário)
6 de Agosto:
10:00 – Lutas preliminares moças -40kg / -44kg e rapazes -50kg /-55kg
14:00 – Cerimônia de Abertura
15:00 – Disputa de medalhas
7 de Agosto:
10:00 – Lutas preliminares moças -48kg / -52kg e rapazes -60kg / -66kg
15:00 – Disputa de medalhas
8 de Agosto:
10:00 – Lutas preliminares moças -57kg / -63kg e rapazes -73kg e -81kg
15:00 – Disputa de medalhas
9 de Agosto:
10:00 – Lutas preliminares moças -70kg / +70kg e rapazes -90kg / +90kg
14:00 – Cerimônia de Encerramento
15:00 – Disputa de medalhas
Acompanhe aqui as chaves atualizadas em tempo real.
Veja agora como estão as Chaves:
Fonte: CBJ
sábado, 26 de dezembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário