sábado, 26 de dezembro de 2009

Rafaela Silva é quinto lugar no Mundial 2009.

26.08.2009
Roterdã - NED


RAFAELA SILVA É QUINTO LUGAR NO MUNDIAL 2009
Com apenas 17 anos, Rafaela acabou derrotada na disputa da medalha de bronze. Nesta sexta-feira (28) entram em ação Danielli Yuri (-63kg) e Nacif Elias (-81kg)

Nesta quinta-feira (27), segundo dia de competição do Campeonato Mundial de Judô, em Roterdã, na Holanda, o Brasil voltou a ficar na quinta colocação, desta vez com a leve (-57kg) Rafaela Silva. Com apenas 17 anos, a brasileira fez a disputa da medalha de bronze com Kifayat Gasimova, do Azerbaijão, e foi superada por ippon. Nesta sexta-feira (28) lutam pelo país no Mundial Danielli Yuri (-63kg) e Nacif Elias (-81kg). O Campeonato Mundial de Judô vai até domingo (30).

Carioca da Cidade de Deus, Rafaela Silva fez boas lutas até chegar ao confronto pelo bronze. Na primeira rodada venceu Adriana Pineda, da Costa Rica, por ippon. Em seguida outro ippon, desta vez na americana Marti Malloy. Pelas quartas-de-final, Rafaela foi superada por yuko (duas punições) pela japonesa Kaori Matsumoto. Na repescagem, voltou a lutar bem e, com um wazari, bateu Chen-Ling Lien, de Taipei. Com o resultado, Rafaela acumula mais 100 pontos no ranking mundial da Federação Internacional de Judô.

“Vim para buscar uma medalha, mas sei que sou muito nova. Foi uma boa experiência”, disse Rafaela.

A técnica da seleção feminina, Rosicléia Campos, ressaltou a força da juventude do judô verde-amarelo.

“A Rafaela acabou de completar 17 anos e disputou o primeiro mundial sênior. Assim como a Sarah Menezes, que também foi quinto lugar, falta maturidade. As duas são atletas que ainda tem idade para lutar no júnior e já estão aqui, entre as melhores do mundo”, afirma Rosicléia.

Após ficar de fora dos Jogos Olímpicos por uma lesão e operar o joelho, Érika Miranda retornou à seleção brasileira com um bronze em grand slam e um ouro em copa do mundo. Após vencer com facilidade a indiana Kalpana Devi Thoudam na primeira rodada, Érika fez um dos confrontos mais equilibrados do dia. Perdeu pela decisão dos árbitros (hantei) para a cubana Yanet Bermo, que acabou conquistando a medalha de prata.

“Foi horrível perder desta forma”, resumiu Érika. “Faltou dar continuidade e forçar a cubana a cometer um falso ataque”, completou a técnica Rosicléia.

A derrota para Rinat Ibragimov, da Cazaquistão, pelas oitavas de final acabou com as chances de Leandro Guilheiro (-73kg) brigar por uma medalha no Mundial da Holanda. Dono de dois bronzes olímpicos, Guilheiro ressaltou que o adversário era o que mais preocupava a ele e ao treinador brasileiro, Luiz Shinohara, na chave.

“Era um adversário perigoso e acabei ficando numa posição na luta contra ele onde não tinha opção para escapar do golpe. É uma pena, estou morto por dentro. Nos outros mundiais eu não estava bem fisicamente e, desta vez, estava 100%. Ele teve méritos para sair vitorioso”, diz Leandro.

O judoca teve 11 meses de intensa preparação para o Mundial. Agora, Leandro Guilheiro mira na próxima grande competição do calendário, o Grand Slam do Japão, em dezembro.

“Vou tirar alguns dias para descansar. Fiz um trabalho que considero muito bom para este mundial. Só vivia para treinar. Tinha no meu quarto um calendário no qual eu segui à risca tudo o que estava planejado. Mas não vai ser esta derrota que vai me derrubar. Saio daqui já pensando em mudar a minha história com mundiais no ano que vem”, afirma Leandro.

Antes de ser superado por ippon por Ibragimov, Leandro fez duas lutas. Vitórias por ippon sobre o suíço David Papaux e Stefan Shopov, da Bulgária.

O SporTV transmite ao vivo o evento, com narração de Sérgio Maurício, comentários de Angelo Paiva, Danielle Zangrando, Flávio Canto, João Derly e João Gabriel Schlittler.

PROGRAMAÇÃO (HORÁRIOS LOCAIS)

28 de agosto
9h30 – Preliminares -81kg, -63kg
14h – Finais

29 de agosto
9h30 – Preliminares -90kg, -70kg, -78kg
14h – Finais

30 de agosto
9h30 – Preliminares -100kg, +100kg, +78kg
14h – Finais

RESULTADOS OFICIAIS FINAIS DESTA QUINTA-FEIRA

-73 kg
1. WANG, Ki-Chun (KOR)
2. KIM, Chol Su (PRK)
3. ISAEV, Mansur (RUS)
3. VAN TICHELT, Dirk (BEL)
5. HUYSUZ, Sezer (TUR)
5. IBRAGIMOV, Rinat (KAZ)
7. UEMATSU, Kiyoshi (ESP)
7. UNGVARI, Attila (HUN)

-52 kg
1. NAKAMURA, Misato (JPN)
2. BERMOY, Yanet (CUB)
3. CARRASCOSA, Ana (ESP)
3. TARANGUL, Romy (GER)
5. HE, Hongmei (CHN)
5. JO, Song Hui (PRK)
7. BRAVIK, Kitty (NED)
7. MUNKHBAATAR, Bundmaa (MGL)

-57 kg
1. RIBOUT, Morgane (FRA)
2. MONTEIRO, Telma (POR)
3. GASIMOVA, Kifayat (AZE)
3. KARAKAS, Hedvig (HUN)
5. MATSUMOTO, Kaori (JPN)
5. SILVA, Rafaela (BRA)
7. BIELAK, Malgorzata (POL)
7. LIEN, Chen-Ling (TPE)

Fonte: CBJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário