01.04.2009
Rio de Janeiro - RJ
LIJUERJ extingue Terceira Taxa visando à diminuição dos casos de contusão.
Não ao saturamento precoce.
A LIJUERJ decidiu eliminar a terceira taxa, isto é, o atleta de competir em três classes diferentes preocupada com o excessivo número de casos de abandono precoce de atletas jovens no desporto em geral.
A grande preocupação por parte da equipe técnica da LIJUERJ que tem a frente o Diretor Técnico Anderson Telles e o Coordenador do Judô Especial Eduardo Duarte é que futuras promessas não abandonem o judô precocemente.
No momento a nossa preocupação maior é com relação aos atletas e sua performance, e não com uma maior arrecadação para a LIJUERJ.
Infelizmente, muitos pais e técnicos serão contra o corte da terceira taxa. Os pais aplaudem empolgados da arquibancada orgulhosos e os técnicos sempre preocupados com os resultados esquecem que é preciso respeitar as fases da criança e do adolescente.
Muitas das vezes, o que vemos são pais e técnicos frustrados querendo que seu filho e aluno respectivamente, seja o que não foram.
O filho/aluno por sua vez vislumbra chegar à seleção e disputar um torneio internacional em especial a Olimpíada.
Portanto, o trabalho excessivo nas agremiações levam as crianças e jovens a serem submetidos a estímulos competitivos cada vez mais cedo, o que corresponde por cerca de 15% a 20% dos casos de contusões ligadas ao treinamento “pesado” e principalmente pela ação repetitiva dos movimentos, quase sempre até a exaustão.
Mas, um dia o frágil corpo começa a mostrar sinais de que se trata apenas de uma criança e/ou jovem ainda em formação.
E, o pior é ver que o judô perdeu uma grande promessa por conta do despreparo dos dirigentes, pais e técnicos.
Esperamos com essa medida fazer a parte que nos cabe como dirigentes e mostrar toda a nossa preocupação com o desenvolvimento do judô, em especial dos nossos futuros atletas.
Contamos com o apoio e colaboração dos pais e profissionais que atuam na área para que respeitem as etapas do desenvolvimento motor e fisiológico da criança e adolescente.
Gostaríamos de lembrar a todos que a LIJUERJ através da divisão de faixas para os iniciantes já tinha essa visão e preocupação.
Anderson Telles Eduardo Duarte
Diretor Técnico Coord. Do Judô Especial
Fonte: JUDÔinforme
Imprime essa Notícia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário