24.08.2009
Rio de Janeiro - RJ
Governo do RJ recebe judocas surdos dá apoio inédito para equipe competir em Taiwan.
O governador Sérgio Cabral e a secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Marcia Lins, assinaram nesta quarta-feira, dia 19, o termo de convênio com a Confederação Brasileira de Desportos de Surdos, que viabilizará a participação da primeira Seleção de Judô de Surdos no 21º Jogos Olímpicos de Surdos, de 5 a 15 de setembro, na cidade de Taipei, em Taiwan. Através do convênio serão repassados R$82.732,67. É a primeira vez que o Brasil será representado por uma delegação de atletas surdos de judô.
Ao receber a equipe, o Governador afirmou que os atletas podem sempre contar com seu apoio e também com o da Prefeitura. “Não estou pronto para lutar com vocês, mas estou pronto a ajudar. Vocês são bons exemplos para as famílias, para os amigos, para a sociedade. O esporte é um bom caminho para se levar os jovens. Estão todos de parabéns”, afirmou Sergio Cabral, completando que mais importante do que se tornarem campeões é o fato de se tornarem cidadãos. A Secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Marcia Lins, destacou a importância do Projeto Suderj Em Forma, visto que todos os atletas surdos são integrantes do núcleo existente no 2º BPM, em Botafogo. “Todos os integrantes dos nossos projetos são especiais e precisam de apoio. Vocês são mais um exemplo da mudança do paradigma de uma comunidade. Com o Suderj Em Forma, temos a oportunidade de descobrir talentos e levá-los a competições internacionais. É um orgulho estar aqui e ver que o trabalho que está sendo desenvolvido pelo Governo do Estado é sério e rende frutos”.
A iniciativa de patrocinar uma delegação de sete atletas surdos partiu do próprio Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Turismo, Esporte e Lazer e é um projeto pioneiro no Brasil. Antes, atletas receberam somente apoios individuais. O judô é o esporte que mais trouxe medalhas para o Brasil em jogos Olímpicos. O convênio também fortalecerá as candidaturas do Rio de Janeiro à sede do Campeonato Mundial de Futsal de Surdos e dos Jogos Olímpicos de 2016.
Ao final da cerimônia o Governador Sérgio Cabral foi apresentado ao atleta Breno Viola. Breno é judoca faixa preta, portador de Síndrome de Down, e o mais novo beneficiado com projeto Bolsa Atleta. Bicampeão mundial de judô for all e bicampeão europeu de judô for all, hoje ele é o único judoca com Síndrome de Down do mundo a portar faixa preta segundo Dan (grau). Feliz em conhecer o Governador, Breno disse que será “o melhor garoto propaganda do Governo do Estado”.
No mundo há poucos atletas de judô portadores de Síndrome de Down. Por isso, muitas vezes Breno precisa lutar fora da sua categoria de peso e altura, com atletas portadores de outras deficiências, o que acaba por prejudicar seu desempenho.
SUDERJ EM FORMA - O projeto Suderj em Forma tem se caracterizado por formar atletas, em sua maioria, de comunidades carentes. Criado na atual gestão, faz parte da política de incentivo ao esporte elaborada pelo Governo do Estado e tem o objetivo de promover a inclusão social através de atividades esportivas recreativas e culturais, atendendo crianças e adolescentes em horário complementar à escola. Além disso adultos e idosos oriundos de qualquer realidade, sem distinção, inclusive os portadores de quaisquer tipos de necessidades especiais também participam dos núcleos do Suderj em Forma. O projeto possui cerca de 240 núcleos e beneficia aproximadamente 60 mil moradores sendo 35 mil menores em idade escolar.
ATLETAS
1. Adalberto Silva, 24 anos - Primeiro faixa preta surdo de judô do Estado do Rio de Janeiro e também o primeiro a ganhar o bolsa atleta. Medalha de bronze no Sul-Americano em Santa Maria (RS) e campeão Interestadual.
2. Heverson Greiton, 21 anos – Primeiro atleta surdo a ser eleito o melhor judoca em 2006 pela Liga de Judô do Estado do Rio de Janeiro. Conquistou vários campeonatos estaduais e interestaduais.
3. Paulo Alcântara, 20 anos – Conquistou vários títulos estaduais.
4. Alexandre Fernandes, 20 anos – Eleito, em 2007, o melhor atleta pela Liga de Judô do Estado do Rio de Janeiro. Em 2008 foi o melhor atleta júnior e sênior também pela Liga. Em 2009 ganhou o bronze no Sul-Americano em Foz do Iguaçu.
5. Vanessa Fontes, 23 anos – Várias conquistas estaduais e interestaduais.
6. Allan Rocha, 22 anos – Várias conquistas estaduais e interestaduais.
7. Tainá Silva, 21 anos – Várias conquistas estaduais e interestaduais.
Fonte: JUDÔinforme
sábado, 26 de dezembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário