11.04.2009
Macapá - AP
Graduação dos alunos do projeto social “Avança Judô” (CBJ/INFRAERO)
Foi realizada nesta quinta-feira (09) na sala de Judô da Academia de Formação e Aperfeiçoamento – AIFA, a cerimônia de graduação dos alunos do projeto social “Avança Judô” (CBJ/INFRAERO) do pólo da AIFA. 50 alunos foram promovidos paras as graduações: branca/cinza, cinza, cinza/azul, azul, azul/amarela e amarela. Os alunos demonstraram toda disciplina, respeito e as técnicas aprendidas durante o período de treinamento.
Os outros 70 alunos do pólo realizarão exame nos próximos 06 meses.
A graduações no judô funcionam como na maioria das outras artes orientais. Existem dois níveis distintos: o KYU (Aprendizes) e DAN (mestres). O KYU representa a coloração da faixa que vai da branca a marrom; já o DAN é a coloração dos mestres que nos primeiros níveis é preta, passa pra vermelha e branca e nos últimos níveis vermelha. Recentemente a Comissão de graus da Confederação Brasileira de Judô – CBJ estipulou outras graduações intermediárias entre as cores já estipuladas. Confira na tabela abaixo:
Faixa Branca - Iniciante
Faixa Marrom - 1º Kyu
Faixa Branca/Cinza - 11º Kyu
Faixa Preta - 1º Dan
Faixa Cinza - 10º Kyu
Faixa Preta - 2º Dan
Faixa Cinza/Azul - 9º Kyu
Faixa Preta - 3º Dan
Faixa Azul - 8º Kyu
Faixa Preta - 4º Dan
Faixa Azul/Amarela - 7º Kyu
Faixa Preta - 5º Dan
Faixa Amarela- 6º Kyu
Faixa Vermelha e Branca - 6º Dan
Faixa Amarela/Alaranjada - 5º Kyu
Faixa Vermelha e Branca - 7º Dan
Faixa Alaranjada - 4º Kyu
Faixa Vermelha e Branca - 8º Dan
Faixa Verde - 3º Kyu
Faixa Vermelha - 9º Dan
Faixa Roxa - 2º Kyu
Faixa Vermelha - 10º Dan
OBS: As faixas de KYUS com duas cores são confeccionadas com a cor da próxima graduação nas extremidades (25cm). Nos DANS; rajada em toda a extensão (branco e vermelho).
Entre cada graduação é exigida uma carência de 03, 06 e 12 meses para kyus. Para os DAN exige-se a carência de 01 ano acima do DAN pretendido; por exemplo: O sensei portador do 2º DAN que desejar se graduar a 3º DAN deverá ter uma carência de 4 anos.
Antonio Viana
Fonte: FAJ
Imprime essa Notícia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário