sábado, 26 de dezembro de 2009

Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo

11.09.2009
Poços de Caudas - MG

Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo
conquistam as primeiras medalhas de ouro das Olimpíadas Escolares 2009

POÇOS DE CALDAS Poços de Caldas - As primeiras medalhas das Olimpíadas Escolares 2009, de 12 a 14 anos, foram distribuídas nesta sexta-feira, dia 11, no Ginásio Issa Sarraf, em Poços de Caldas (MG). As disputas por medalhas aconteceram no judô, categorias pesado e meio-pesado, tanto no masculino quanto no feminino.

Destaque para a decisão da categoria pesado masculino(+64kg), que terminou com vitória do capixaba José Paulo Ferreira Júnior sobre o sul-mato-grossense Walter Vieira. As medalhas de bronze foram para o paulista Tiago Gabriel e com o alagoano Gabriel Gomes.

Aos 14 anos, José Paulo derrotou os dois últimos campeões brasileiros sub-15 para conquistar a medalha de ouro. Nas quartas-de-final, ele reeditou a final deste ano do Campeonato Brasileiro contra o judoca paulista e conseguiu vencê-lo com um uchimata. Na final, ele venceu Walter Vieira, campeão brasileiro em 2008.

"É o meu golpe preferido. Na final também venci com um uchimata", disse a jovem promessa do judô nacional, que é fã dos medalhistas olímpicos Flávio Canto e Tiago Camilo. "Sempre que eu posso vejo vídeos das lutas deles, acompanho suas técnicas e procuro me aperfeiçoar".

Atleta por natureza, José Paulo, conhecido como júnior, não pelos seus 1,87m e 91kg mas pelo sobrenome, jogou futsal, handebol, vôlei, basquete e fazia natação antes de se dedicar exclusivamente ao judô. "Atualmente treino quatro horas por dia. Tive que abrir mão de muita coisa, amigos, namorada... Mas quando a gente conquista uma vitória como esta todo o esforço é recompensado", garantiu.

Na categoria meio-pesado masculino (até 64kg), a medalha de ouro foi para o paulista Thiago Henrique Chiodi e a prata para João Batista Romeiro, do Piauí, atual vice-campeão brasileiro sub-15. William Roberto Pereira, de Santa Catarina, e Luiz Eduardo Pinho, do Pará, ficaram com o bronze.

No meio-pesado feminino (até 64kg), Viviane Donomai, do Paraná, venceu a carioca Thais de Souza Failage com um ippon aos 15 segundos de luta e conquistou o ouro. "Venci todas por ippon, mas foram lutas difíceis", disse Viviane, que usa óculos e parece uma menina indefesa quando está fora dos tatames.

A derrota na final não abalou a confiança de Thais, que veio com toda a família para disputar a competição, incluindo a irmã Tainá, de 18 anos, os pais e os avós. "Foi uma campanha maravilhosa. Estamos muito felizes com o resultado, afinal ela subiu um degrau no pódio", disse Solange, mãe da atleta, a mais animada nas arquibancadas, que lembrou ainda o resultado de Thais no último Campeonato Brasileiro sub-15.

Ainda no meio-pesado, Isadora de Souza (DF) e Amanda Judice (SP) ficaram com o bronze. Já na categoria pesado (mais de 64kg), a medalha de ouro foi para Camila Nogueira, do Mato Grosso do Sul. Ellen Melo, de Alagoas ficou com a prata, enquanto Roberta Kelly Silva, de Santa Catarina, e Pamella Pastorello, de São Paulo, completaram o pódio.

Fonte: COB

Nenhum comentário:

Postar um comentário