quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Emocionado judoca revive o passado na Festa do Atleta em Ipatinga/MG.

30.12.2009
Ipatinga - MG


O judoca Rogério Sampaio, de 42 anos, foi ovacionado pelo público que compareceu ao ginásio poliesportivo da Usipa.
Rogério Sampaio lembrou-se de quando dormia debaixo das arquibancadas da Usipa.

(Rogério Sampaio, ouro em Barcelona, abrilhanta Festa do Atleta 2009)

IPATINGA – O judoca Rogério Sampaio, de 42 anos, foi ovacionado pelo público que compareceu ao ginásio poliesportivo da Usipa, na noite de quarta-feira (9). Medalha de ouro na Olimpíada de Barcelona, em 1992, Rogério abrilhantou a 33ª Festa do Atleta. Todos os anos, a Usipa realiza o evento com a finalidade de premiar os atletas do clube tricolor que se destacaram ao longo da temporada.

Rogério Sampaio fez uma rápida exibição de uma de suas técnicas, relembrando a época em que treinava na Usipa, ainda garoto. Daniel Magalhães, atual técnico de judô no clube ipatinguense, dividiu o tatame com o campeão olímpico para a exibição.

Visivelmente emocionado, Rogério falou da importância da Usipa em sua carreira. “É uma alegria voltar a Ipatinga e principalmente à Usipa, que teve uma importância fundamental na minha carreira. A primeira vez que estive na Usipa foi há 32 anos. Depois retornei, para fazer treinamentos de Kanguei (treinos de sacrifício). Dormia debaixo das arquibancadas do ginásio. Competi em Ipatinga. Ou seja, é uma cidade pela qual tenho muito carinho”, relembra o judoca.

Atualmente, Rogério é subdiretor do Santos Futebol Clube e ainda desenvolve o projeto “Judô - Educando Para a Vida”, com o patrocínio da Usiminas a partir da Lei de Incentivo ao Esporte. O judoca veio a Ipatinga a convite do Instituto Cultural Usiminas.

Intercâmbio
Quando treinava na Usipa, Rogério Sampaio teve instrução de professores japoneses, o que não ocorre nos dias de hoje. “Esse aprendizado foi importante na minha vida. Por isso acho que hoje o judô brasileiro tem que estar aberto a todas as escolas de judô no mundo. O intercâmbio não só no judô, mas em qualquer modalidade, é fundamental para conhecimento e o desenvolvimento”, avalia o medalhista olímpico.
Rogério prevê ouros para o judô nacional em 2016

A evolução do judô brasileiro tem agradado Rogério Sampaio. O ex-atleta olímpico afirma que o país é respeitado mundialmente na modalidade. “O judô brasileiro é feito de muitas vitórias e conquistas. Há as derrotas, mas são nelas que nos corrigimos. O judô brasileiro hoje ocupa lugar de espaço no cenário mundial, é uma escola respeitadíssima. Depois do vôlei, o judô é a modalidade mais desenvolvida, tecnicamente e em organização no Brasil”, garante o judoca.

Rogério Sampaio projeta que na Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016, o Brasil vai conquistar medalhas de ouro. “No Campeonato de Judô realizado no Brasil em 2007, em 14 categorias, nós ganhamos três medalhas de ouro. Imagina nos Jogos Olímpicos, com a torcida toda a favor, o que nós podemos conseguir! Tenho muita fé que, em 2016, o judô do Brasil vai conseguir de duas a três medalhas de ouro”, projeta o medalhista olímpico.


Divulgação: JUDÔinforme

Académica de Coimbra/Por, apresenta seu treinador João Neto.

30.12.2009
Coimbra - Portugal


Académica apresenta treinador João Neto.
Experiência do judoca em alta competição vai ajudar atletas da Académica a preparem-se para “disputar medalhas nos Olímpicos”

A Académica anunciou ontem oficialmente um nome de peso para somar à equipa de Judo. João Neto, atleta olímpico e campeão da Europa em 2008, é o novo treinador do projecto de formação e competição do Judo da Associação Académica de Coimbra (AAC), como o Diário de Coimbra já tinha avançado.

Ontem, em conferência de imprensa, Rui Fonseca, presidente da secção, confirmou a integração do atleta de 28 anos, até aqui com uma ligação de quase duas décadas à Associação Cristã da Mocidade. Rui Fonseca, que refere que a questão financeira não contribuiu para a mudança, explica que se tratou de «conciliar objectivos num só projecto». A vontade que João Neto já tinha demonstrado para começar a trabalhar como treinador terá sido determinante para a nova etapa na vida do judoca, que conta já duas participações nos Jogos Olímpicos, em Atenas 2004 e Pequim 2008.

«Vem para reforçar a nossa equipa de treinadores, na vertente de alta competição e temos a certeza de que vai beneficiar este grupo de trabalho, de cerca de 150 atletas», apontou Rui Fonseca. Para o responsável, «os conhecimentos do João Neto nesta variante vão ser importantes para que dentro de 4 ou 5 anos tenhamos um grupo muito forte e preparado para a aposta em dar o salto e tentar ter atletas no Jogos Olímpicos a disputar medalhas».

O presidente da secção de Judo da Académica realça ainda que, para além da excelência desportiva, o novo treinador «é uma referência e um exemplo, não só pelo currículo extraordinário, mas também pela atitude de humildade e correcção».

A recuperar de uma lesão há cerca de nove meses, João Neto orienta, para já, os dois treinos diários dos jovens. Em Março, realiza novos exames e só depois pensará na competição. «Vou ter uma conversa com o cirurgião, talvez nem seja preciso operar, mas vamos ver se conseguimos resolver esta situação de vez», adiantou o atleta.
Divulgação: JUDÔinforme

Final do Festival de Judô de 2009 em Jacarezinho/PR.

30.12.2009
Jacarezinho - PR


O judô da SEMESPOR encerrou o ano com um Festival Interno
O festival contou com a presença do. Prefeito Toshio Misato, do Secretário Municipal de Esportes.

No ultimo domingo, 22, após um ano de competições, bons resultados e medalhas conquistadas, o judô da SEMESPOR encerrou o ano com um Festival Interno e uma festa de confraternização com os pais.

Durante a cerimônia foram premiados os atletas Mariana Machado Ferreira, Yasmim Gomes Silva e Clodoaldo Basílio com os troféus destaques de 2009, pelas conquistas obtidas nos Campeonatos Regionais Estaduais do Interior, Jogos Regionais Paulistas e Paulistas por faixas.

O festival contou com a presença do. Prefeito Toshio Misato, do Secretário Municipal de Esportes, Evaldo Pereira Santos, do Presidente da Câmara dos Vereadores Antonio Amaral Júnior ( Toninho do PT) e do Vereador Carlos Alberto Costa Prado ( Carlinhos do Sindicato).
Divulgação: JUDÔinforme

Procempa é a nova patrocinadora do Projeto Olímpico da Sogipa.

29.12.2009
Porto Alegre - RS


Procempa é a nova patrocinadora do Projeto Olímpico da Sogipa.
Procempa (Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre).

A Procempa (Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre) é a nova patrocinadora do Projeto Olímpico da Sogipa. O acordo entre as duas instituições foi assinado na última semana, na Prefeitura Municipal de Porto Alegre. A cerimônia contou com a presença de dirigentes do clube, da Procempa, além do prefeito José Fogaça e de atletas sogipanos.

O convênio entre a Procempa e a Sogipa terá vigência até 31 de dezembro de 2012 e garantirá um aporte mensal de recursos ao Projeto Olímpico, cujo objetivo é garantir a participação de pelo menos quatro atletas, de três modalidades diferentes, nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Em 2008, o clube conquistou a primeira medalha olímpica em esportes individuais da história do Rio Grande do Sul.

O Projeto Olímpico da Sogipa já é patrocinado pela Oi, pelo Sistema Educacional Ead Con e Banrisul, que contemplam a modalidade judô. O convênio com a Procempa prevê investimentos no judô, atletismo e tiro com arco.

Divulgação: JUDÔinforme

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Paraná: Toledo festejou os judocas que se destacaram em 2009.

27.12.2009
Toledo - PR


Toledo festejou os judocas que se destacaram no ano.
Jonathan Reck e Rodrigo Piacentin.

Num clima de festa, porém com um pouco de ansiedade foram premiados os judocas que mais se destacaram por Toledo durante a temporada 2009.

A premiação pelo oitavo ano consecutivo, é uma promoção da Associação Ricardo Santos/HCO, Associação de Pais e Amigos do Judô de Toledo com apoio da Secretaria de Esportes e Lazer e Prefeitura Municipal, familiares, parceiros e colaboradores prestigiaram a festa.

Na lista dos premiados, alguns nomes que já despontaram par ao judô nacional como Dharan Muraro, Hayden dos Santos e principalmente a judoca Ana Venzel, que mesmo juvenil, está entre as seis melhores judocas do País como reserva da seleção brasileira adulta que vai disputar a vaga nas Olimpíadas de Londres 2012.

Pela nova safra, Jonathan Reck, Márcia e Marcos da Silva, Guilherme Malacarne e vários outros nomes também receberam o troféu, que mais que uma lembrança, também vai servir de incentivo na busca por uma carreira promissora na modalidade.

Em 2009 também fora instituídas pela Associação de judô Ricardo Santos mais três premiações. O troféu disciplina, dedicação e força de vontade que foi oferecido aos atletas Tiago Leubt, Igor Carlos, Diogo José Salamanca e Rafael Portes, o de atleta dedicação, conquistado por João Kroth e o de atleta revelação conquistado por Rodrigo Piacentin.
Divulgação: JUDÔinforme

Campeã brasileira treina em escola pública sob mas condições.

25.12.2009
Paulista - PE


Campeã brasileira de judô treina em escola pública sob más condições.
Alunos improvisam o tatame em meio às cadeiras, dentro da sala de aula.

A Escola Estadual Professora Generosa Gilperez fica no bairro de Pau Amarelo, em Paulista, Região Metropolitana. Como muitos outros estabelecimentos de ensino, sofre com a ação de vândalos e com a falta de espaço. Para ajudar a superar os problemas, alunos fazem de tudo para praticar judô. A estudante Jéssica, de 16 anos, é o exemplo mais expressivo: conquistou o título brasileiro escolar.

As condições, entretanto, são muito precárias. Para treinar, os alunos precisam chegar mais cedo para carregar o tatame para a quadra do colégio, por falta de espaço adequado. Muitas vezes, devido ao calor ou às chuvas, os alunos precisam improvisar com o tatame dentro da sala de aula.

Exemplo de superação, Jéssica Kelly foi campeã brasileira de judô na categoria escolar. Para alcançar esse resultado, a rotina diária da estudante é árdua. Só para chegar ao local de treinamento, a caminhada é de 20 minutos. "Eu vou e volto sozinha, aí fica esse perigo também, porque aqui não tem muito policiamento", comenta a judoca.

Cláudio Moura, técnico de judô, falou sobre a importância do esporte na vida desses estudantes: “é aquele trabalho de ensinar os alunos da escola pública a superar os obstáculos. Fazer eles verem que tem como evoluir, que eles não são derrotados e com muita batalha podem conquistar seu espaço".
Divulgação: JUDÔinforme

Para judoca de 14 anos, meta é brilhar nos tatames cariocas.

25.12.2009
Brasilia - DF


Brasiliense Matheus Galvão, que em 2009 brilhou em torneios nacionais e internacionais
Faz planos de treinar ainda mais forte nos próximos anos para chegar bem às Olimpíadas do Rio-2016

O sorriso aberto do pequeno Matheus Galvão esconde uma verdadeira fera dos dojôs (nome da área de luta do judô). Nascido em Brasília e praticante da modalidade desde os 7 anos, o candango, treinado por Herberth Marques, na Academia Espaço Marques, ficou radiante quando, em 2 de outubro último, o Rio de Janeiro foi anunciado, em Copenhague, a sede das Olimpíadas de 2016. “Fiquei muito animado. O fato de ser aqui dentro de casa é um incentivo a mais para os atletas”, explicou.

Imediatamente após a escolha olímpica da Cidade Maravilhosa, centenas de atletas de alto rendimento e milhares de jovens ao redor do país começaram a sonhar em disputar os Jogos do Brasil. E com Matheus não foi diferente.

A diferença, no caso dele, é que, por trás do pequeno garoto, de aparência tranquila e estatura mediana (1,51m), está um verdadeiro campeão e uma das promessas do judô para 2016. Este ano, o lutador candango se tornou um colecionador de títulos. E de destaque internacional.

Medalha de ouro no Campeonato Brasileiro da categoria pré-juvenil, em São Luís, Matheus venceu ainda as Olimpíadas Escolares em Poços de Caldas e conquistou o topo do pódio em três competições relevantes: o Sul-Americano e o Pan-Americano (ambos em Porto Alegre), e o Sul-Americano estudantil, no Equador.

Fã do judoca Flávio Canto — medalha de bronze nos Jogos de Atenas-2004 e dono de dez medalhas em etapas da Copa do Mundo, entre outros resultados de destaque —, Matheus sabe que ainda há uma longa estrada a ser percorrida até as Olimpíadas do Rio. Até lá, pretende seguir se dedicando ao máximo anos treinos, que normalmente acontecem de segunda à sexta, sempre com uma rotina de quatro horas por dia.

“Para chegar às olimpíadas do Rio eu vou ter que treinar muito”, disse o judoca. “E vou ter que pegar muita experiência também, participando de vários campeonatos nos próximos anos. Sei que esse é o caminho e vou me esforçar”, prometeu.

"Fiquei muito animado (com as Olimpíadas do
Rio-2016). O fato de ser aqui dentro de casa é um incentivo a mais para os atletas. Vou ter que treinar muito para chegar lá"
Matheus Galvão, 14 anos judoca brasiliense


Quem é ele
Nome: Matheus Resende Maranhão Ignatti Galvão
Data de nascimento: 1º de novembro de 1995
Local: Brasília
Altura: 1,51m
Peso: 42kg
Principais resultados em 2009:

» ouro no Campeonato Brasileiro pré-juvenil, em São Luís
» ouro nas Olimpíadas Escolares, em Poços de Caldas-MG
» ouro no Sul-Americano pré-juvenil, em Porto Alegre
» ouro no Pan-Americano pré-juvenil, em Porto Alegre
» ouro no Sul-Americano Estudantil, no Equador

Desafio da mudança de categoria

Em janeiro, Matheus Galvão passará as férias em João Pessoa. No litoral, recarregará as energias para encarar um 2010 que virá cheio de desafios. Ele contou que pretende retomar os treinos no fim de janeiro, visando sua primeira prova da nova temporada: uma seletiva para o Campeonato Sul-Americano, que acontecerá no Nordeste, em data e local a serem confirmados.

Depois de um 2009 extremamente vitorioso, Matheus, agora, entrará em uma nova fase de sua carreira. “Acho que esse não vai ser uma competição fácil para mim. Eu vou mais para pegar experiência mesmo porque vou subir de categoria e pela primeira vez vou competir no juvenil (15 e 16 anos)”, explicou. “Vou lutar com gente mais velha, mais experiente, mas, mesmo assim, vou tentar ganhar. Quem sabe não dá?”
Divulgação: JUDÔinforme

sábado, 26 de dezembro de 2009

Com mais de 50 títulos judoca da Prefeitura do Rio é Esperança para 2016.

24.12.2009
Rio de Janeiro - RJ


A atleta IANKA JOANY está novamente na mídia.
Desta vez a exposição veio atraves da Fôlha da Zona Oeste do Rio de Janeiro.

A atleta que representa o Complexo Esportivo Miécimo da Silva/SMEL - Prefeitura do Rio de Janeiro, recebe sob a coordenação do seu pai e principal incentivador, treinamentos com os melhores Senseis do RJ, entre eles a Prof. Carla Braga, Fernando Amado, Hingrid, Francisco Higino, Altair, Otavio, Henrique, Robson Bandeira, Marcio Clement, Marcio Lessa, Fragoso, Guilhome, Murilo, Jomar, Fabricio, todos da Zona Oeste. O Prof. Rocha conclui que com essa diversificação de treinadores a atleta teve uma evolução acima da expectativa o que contribuiu para a rápida conquista de títulos.
Vejam a matéria:

Festa do Judô Goiano marca o encerramento das atividades em 2009.

23.12.2009
Goiania - Goiais


FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO 2009 MARCA FINAL DAS ATIVIDADES DO ANO EM GOIÁS.
MELHORES DO ANO DO JUDÔ DE GOIÁS - 2009

A Festa de Confraternização da Federação Goiana de Judô aconteceu neste sábado, dia 19 de dezembro, no Hotel Biss Inn - Empresarial em Goiânia, com a presença de aproximadamente 300 pessoas que puderam assistir de perto a premiação dos atletas classificados em primeiro lugar em suas classes de idade e categorias de peso do Ranking Estadual 2009.

Cerca de 160 atletas foram homenageados com troféus e camisetas alusivas ao título de Campeão do Ranking no ano. Também, foram premiados os seis clubes filiados a Federação Goiana de Judô mais bem classificados, entre as 35 entidades que participaram efetivamente dos campeonato durante o certame. Destaque para Nikkei Sport Center que consagrou-se Campeã, Valparaíso Judô Clube, vice-campeã e SESC FAIÇALVILLE, terceiro colocado.

Entre os atletas, o maior destaque foi para a atleta campeã geral no feminino, Clenice Costa do Clube AJISIRJAC, e no masculino o atleta Marco Antonio Pereira, ambos da cidade de Valparaíso de Goiás.

Trinta e seis candidatos promovidos para faixa preta e suas graduações superiores receberam das mãos do presidente da FEGOJU, Josmar Amaral Gonçalves, seus certificados, homologados pela CBJ, que enviou os Certificados desta entidade, assinados pelo presidente Paulo Wanderley Teixeira, que apoiou indiscriminadamente a Festa do Judô Goiano, incentivando os candidatos, com a promoção de faixa a todos.
Destaque para os promovidos a quinto dan, Iransé Oliveira Silva, José dos Reis e Roberto Vieira Resende, e também, para os promovidos a quarto dan, Joseph Kléber Lizardo Guilherme, Geracino Marques Bonfim, Luciano Eidy Kawatake e Manoel Bezerra Silva

O evento contou com o apoio da Agência Goiana de Esporte e Lazer, que teve papel importante nos eventos nacionais e internacionais em que os atletas de Goiás participaram durante o ano, e também, a parceria da SESC FAIÇALVILLE E UNI-EVANGÉLICA, imprescindíveis a realização de todos eventos promovidos pela FEGOJU.

Após todas comemorações e promoções, os presentes participaram de um Grande Jantar, proporcionando momentos de descontração e confraternização, quando foi finalizado o evento, com Votos de Feliz Natal e um Ano Novo repleto de realizações, com Paz e muito Amor. Palavras proferidas pelo presidente da FEGOJU.
Divulgação: JUDÔinforme

Judoca Nacif Elias foge das tentações do Natal.

23.12.2009
Vitória - ES


Judoca capixaba Nacif Elias foge das tentações de Natal.
Nacif, inclusive, cancelou a viagem para Arraial D`Ájuda, na Bahia, onde passaria o Réveillon.

O judoca capixaba Nacif Elias terá de encarar o peru e outras delícias das ceias de final de ano como adversários que enfrenta no tatame. É que precisa perder mais de sete quilos até a convocação da seleção brasileira para a primeira edição do Masters da FIJ (Federação Internacional de Judô), no dia 11 de janeiro, na Coreia do Sul.

Desde que entrou de férias, Nacif relaxou e chegou a pesar quase 88 quilos. E agora corre contra o tempo e a balança para voltar à sua categoria de peso: menos de 81 quilos. 'Vim para casa e relaxei. Fui a show, comi bem. A gente tem de fazer isso senão pira', justificou o judoca.

Mas agora ele tem de gastar o que ganhou. Por isso, as festas de final de ano vão ser de muita malhação e pouco garfo. "Estou correndo na praia e já fechei a boca. Perdi alguns quilos".

Nacif, inclusive, cancelou a viagem para Arraial D`Ájuda, na Bahia, onde passaria o Réveillon. A virada de ano vai curtir com a família em Guarapari.
Divulgação: JUDÔinforme

Premiação de Sarah Menezes ameniza ano ruim no Judô do Brasil.

23.12.2009
Rio de Janeiro - RJ


Premiação de Sarah Menezes ajuda a amenizar ano ruim para judô do país.
Sarah, porém, preferiu ressaltar que a temporada difícil foi uma excelente fonte de aprendizado.

Sarah Menezes foi a grande surpresa da noite de premiação do Prêmio Brasil Olímpico. Na votação popular, ela desbancou a nadadora Poliana Okimoto, considerada a favorita, e foi eleita a melhor atleta olímpica do país em 2009.

A escolha da judoca chega para amenizar uma temporada ruim do judô no país. Depois de anos brilhantes em 2007, com o bom desempenho no Pan-Americano e os três ouros no Campeonato Mundial, e em 2008, com as três medalhas olímpicas, incluindo a primeira feminina (de Ketleyn Quadros), nos últimos 12 meses foi difícil para o Brasil brilhar nos tatames.

A piauiense conquistou o bicampeonato mundial júnior, feito inédito no judô brasileiro. Mesmo assim, o desempenho do país na competição de menores não foi tão bom quanto na última edição.

Neste ano, os judocas verde-amarelos deixaram o torneio sub-20, em Paris, na França, com o ouro de Sarah e mais duas medalhas (bronzes de Mariana Silva e Mayra Aguiar). Em 2008, em Bangkok, na Tailândia, foram quatro medalhas, duas de ouro – o país ainda conquistou outro título, com Victor Pennalber, que acabou caçado com o doping do atleta.

Ainda assim, o Mundial Júnior foi um dos pontos altos da temporada. Considerada a principal competição do ano, o Mundial de Roterdã, no fim de agosto, foi um fiasco. Após chegar à competição defendendo três títulos mundiais e três medalhas olímpicas, o desempenho sem pódios decepcionou.

As melhores performance na Holanda foram de Sarah Menezes, Rafaela Silva e Daniel Hernandes. Os três terminaram em terceiro lugar. Duas vezes medalhista de bronze em Olimpíadas, Leandro Guilheiro não conseguiu lutar por medalhas. Nem Tiago Camilo, que disputou seu primeiro mundial por uma categoria nova – após o bronze em Pequim-2008, ele subiu de peso.

O bicampeão mundial João Derly foi um dos que mais sofreu. Ele não foi a Roterdã, por lesão muscular. Subiu de categoria e, quando disputava a seletiva para entrar na equipe em um peso diferente, sofreu uma lesão séria no joelho.
“Será difícil seguir no topo”

Sarah, porém, preferiu ressaltar que a temporada difícil foi uma excelente fonte de aprendizado. “Todos os minutos da minha vida foram dedicados ao esporte. Aprendi muito com as minhas vitórias, com a minhas derrotas e com os meus erros. Esse ano, essa premiação, é fruto de um esforço longo, fruto de muito trabalho, muita dedicação. Ganhei muita bagagem nesse ano”.

Segundo ela, o mais difícil a partir de agora será manter o status que adquiriu com as medalhas. “No judô, o favoritismo não diz muita coisa. Às vezes, você está ganhando mas dá um passo errado e, pronto, leva um ippon e perde a luta. A maior dificuldade agora é se manter no topo. Porque depois que você chega lá, para se manter é muito mais difícil, exige muito mais treino. Tem de treinar muito mais, competir muito mais, diminuir os erros”.

Bruno Doro
Divulgação: JUDÔinforme

Escola de Judô de Porto Real(RJ) realiza exame de faixa.

22.12.2009
Porto Real - RJ


As aulas de Judô fazem parte do projeto Agitação.
As aulas de Judô acontecem às terças, quartas e sextas-feiras, em dois horários: das 18h30min às 19h30min


A Escola de Judô da Fundação Porto Real realizou na última semana o exame de faixa em 13 alunos. A avaliação aconteceu no Porto Real Country Clube, local onde são realizadas as aulas.
“Esse exame serviu para avaliar o desenvolvimento do aluno com as técnicas do Judô, o seu conhecimento sobre a história dessa arte e também a sua aptidão na aplicação dos golpes”, informou o professor da escola, Benedito Santana, explicando que no mês de junho alguns alunos já haviam passado pelo mesmo exame, enquanto que os alunos novos ainda não têm condições de serem avaliados, o que vai acontecer em outra oportunidade.
Quem se impressionou com a dedicação e comprometimento dos alunos com essa arte marcial foi a diretora geral da Fundação Porto Real, Emília Prota Bernardeli. “O mais difícil de um desafio é o começo e ontem observei que nossos alunos, durante o exame de troca de faixa, tiveram a oportunidade de se colocarem inteligentemente com vontade e domínio próprio para conquistar o sucesso. Realmente fiquei impressionada”, comenta a diretora.
As aulas de Judô fazem parte do projeto Agitação, que teve seu início em outubro de 2003, como projeto piloto, para definir quais eram as modalidades esportivas que cairiam no gosto das crianças e jovens da região. Da pesquisa, constatou-se que o Judô, a Natação, a Hidroginástica e a Ginástica Localizada foram as modalidades que tiveram a maior aceitação do público. Em 2006, o Judô tornou-se escolinha, da mesma forma como aconteceu com a Natação. As duas escolas buscam na cidade e na região futuros campeões e participam de torneios, festivais e competições durante todo ano letivo, obtendo grandes resultados.
As aulas de Judô acontecem às terças, quartas e sextas-feiras, em dois horários: das 18h30min às 19h30min para os alunos menores de seis anos de idade, e das 19h30min às 20h30min, para os maiores. Já as aulas de Natação são às terças e sextas-feiras, na parte da manhã e tarde.
Para as crianças e jovens que pretendem aprender as técnicas do Judô, além da Natação e da Hidroginástica, as matrículas já se encontram abertas. “É só procurar a secretaria da Fundação Porto Real em horário comercial para efetivar a matrícula. Informações também podem ser obtidas pelo telefone (24) 3353-2407”, informou o assistente Educacional da Fundação Porto Real, Bruno Noima Xavier.
Divulgação: JUDÔinforme

A Escola de Judô Mikage(RJ), realizou sua festa de encerramento 2009.

21.12.2009
Rio de Janeiro - RJ


Atletas da Mikage recebem faixas e fazem a festa.
Ambiente de total descontração na alegria dos Atletas e responsáveis.

A Escola de Judô Mikage, presidida pela Sensei Mirian(Mimi) e tendo na sua coordenação os Senseis Otávio e Henrique, realizou neste último sábado 19/12 sua festa de encerramento e troca de faixa dos seus atletas, na Associação do Moinho, localizado na rua Itauá, 419 em Campo Grande, Rio de Janeiro, tendo como convidado especial o Sensei Murilo Gouveia da Equipe MG Team e atual técnico de Judô do Clube de Regatas do Flamengo.

Na ocasião o Jornalista Prof. Rocha responsável pela editoração e reportagens do JUDÔinforme recebeu das mãos da Presidente como homenagem, o título de Amigo da Mikage, o Jornalista ressaltou a importância do trabalho da Mikage junto a sua comunidade.
VEJAM AS FOTOS DO EVENTO:

Escola de Judô Mikage
Endereço: :Rua CAMEPI 944 entrada rua 08
administração 02
Bairro: Campo Grande
Município: Rio de Janeiro
Telefone: (21) : 3364-4099--- 88381436----78448666
Prof. Responsável: Otavio Ferreira e Henrique Vieira
Data da fundação: 01/01/2009
Horário Treinos: ter e qui18:00 , 19:00 e 20:00 hs
Observação: A pratica do esporte faz um individuo se preparar de forma honesta, equilibrada e vitoriosa para ser um lider na sociedade. (Otávio Ferreira)
Email: contato@judomikage.com prof.otavio@judomikage.com
Site: judomikage.com
Prof. Rocha / Jornalista
Divulgação: JUDÔinforme

Professor de Judô é preso com drogas supostamente para vendas.

21.12.2009
Brasilia - DF


Professor de Judô é preso com drogas supostamente para vendas.
Ele foi flagrado com cinco trouxas de cocaína para venda.

A Polícia Militar prendeu na tarde de quinta-feira (17/12), em Planaltina, o professor de judô Maurício Pimentel de Queiroz, 32 anos, conhecido por dar aulas de artes marciais à crianças carentes. Ele foi flagrado com cinco trouxas de cocaína para venda, às 18h, na Rua Sergipe, quadra 4.

De acordo com a PM, a área é um local de prostituição conhecido na cidade. Na casa do acusado os policiais encontraram outras seis porções da droga escondidas no bolso de um paletó no guarda-roupas. Ele foi encaminhado para a 16ª Delegacia de Polícia (Planaltina) e em seguida para o Departamento de Polícia Especializado (DPE).
Divulgação: JUDÔinforme

Atletas da Kiai(RS) recebem faixa preta da FGJ.

21.12.2009
Porto Alegre - RS


Atletas da Kiai recebem faixas pretas.
Dia 4 de janeiro a Kiai abre a próxima temporada e os atletas voltam aos treinos.

Cinco atletas da Kiai Associação Canoense de Judô encerraram o calendário oficial do judô gaúcho recebendo um reconhecimento especial: a faixa preta. Matheus Wagner, Mychelle Vaz e Paula Leboutte prestaram os exames de troca de faixa e foram aprovados, enquanto Camila Barreto e Vilmar Chaves Júnior foram graduados por mérito, em virtude das conquistas do Campeonato Pan-Americano Juvenil e do Brasileiro Juvenil, respectivamente.

No fechamento do ranking da Federação Gaúcha de Judô, a Kiai e a atleta Camila Barreto se destacaram entre as primeiras posições. O clube ficou em terceiro lugar e a judoca garantiu a oitava colocação entre todos os atletas do Rio Grande do Sul. Estes destaques foram conquistados graças aos títulos da associação em 2009.

Douglas Potrich, presidente e técnico da Kiai avaliou de forma positiva a temporada atual e mostra ter grandes ambições para 2010.

"Tivemos um ano de vitórias importantes e consolidação do nome de alguns atletas. Agora nossas principais metas são repetir os títulos nacionais e pan-americanos, além de conquistar uma medalha em campeonato mundial e tentar buscar uma vaga na Seleção Brasileira que vai aos Jogos Olímpicos de 2012", projeta.

Para alcançar estes resultados, no dia 4 de janeiro a Kiai abre a próxima temporada e os atletas voltam aos treinos.

Divulgação: JUDÔinforme

Associação Mercival de Paulínea(SP) realiza o 23. Bonenkai.

20.12.2009
Paulínea - SP


Associação Mercival de Judô de Paulínia realiza 23º Bonenkai.
No último domingo (13), a Associação Mercival de Judô realizou o 23º Bonenkai (Festa de Confraternização).

No evento foram promovidos e premiados os melhores do ano. A festa foi realizada na chácara dos Varandas, e contou com uma grande participação dos judocas das Associação Mercival de Judô, das unidades de Paulínia, Cosmópolis e Artur Nogueira.

Os judocas promovidos foram:
Para faixa Marrom 1º KYO, Daniel Silva Fernandes e Ronaldo Varandas.
Para faixa Laranja 4º KYO, Letícia Alves, Lucas Alves, Evandro Simões, Pedro Rihs, Giovanni Daminelli Perini e Graziela Ventura.
Para faixa Amarela 3º KYO, João Gustavo Fonseca, Lucas Rihs, Vitor Faria e Maurílio Silva.Para faixa Azul 2 º KYO, Lucas Cezário, Josiani Freitas, Gabriel Silva, Leonardo Lugli, e Romário Mendes.
Para faixa Cinza Ariani Freitas, Guilherme Carvalho, João Pedro Paula, Daniel Pereira e Guilherme Samid Pereira.
Foram homenageados, o Mestre Mercival Daminelli, por ter semeado o Judô, que hoje resulta nesta grandiosa equipe, que segue a 23 anos, trazendo, títulos e fazendo homens e mulheres de boa índole.Como Pais do Ano, Ney e Alex Sandra, por estar sempre presente e ser a base dos filhos, Letícia e Lucas Alves.Como Judoca do Ano, foi para Lucas Alan Alves, por ter se superado e desenvolver o verdadeiro Judô.Disciplina, foi para os judocas Mateus Sgarboda e Letícia Alves.Revelação, João Gustavo Fonseca e Letícia Alves.O melhor Judoca do ano, foi para Gabriel Varandas, 1º no Ranking Interno, e do Quadro de medalhas, Campeão Regional, Estadual e Bronze no Campeonato Paulista.A melhor Judoca do Ano, Letícia Alan Alves, 1ª no Ranking Interno, e no Quadro de medalhas, Campeã do Campeonato Regional, do Estadual, da Seletiva Regional e 3ª colocada no Campeonato Paulista de Judô.

Houve também a premiação do Troféu Shihan Mercival Daminelli, na sua 23ª Edição, a premiação do Campeonato de Kata, e Técnico da Associação Mercival de Judô e da Copa de Lutas. Agradecemos aos patrocinadores da Equipe Mercival de Judô, Ração Pet Mais, Varejão Central de Cosmópolis, Luksor Contabilidade, Cosmo Dent de Cosmópolis, Art Final e Citrinos Summer. E a Secretaria de Esportes de Paulínia.

Divulgação: JUDÔinforme

Phisio Judô é premiada pela Federação Gaucha.

20.12.2009
Bento Gonçalves - RS


Phisio Judô é premiada pela Federação Gaucha.
Judô bento-gonçalvense teve duplo reconhecimento: no tatame e como projeto social.

Na ultima segunda-feira foram premiados em Porto Alegre os melhores do Judô no Rio Grande do Sul, Bento foi representada pela Phisio Judô que recebeu os premios de 4 lugar no Campeonato Estadual de Novos, 8 lugar no geral de 59 entidades e uma homenagem especial pelo melhor Projeto Social de Judô, pelo Pelotão Curumim.
Divulgação: JUDÔinforme

Sarah Menezes não é responsável pelo regulamento do COB.

20.12.2009
Teresina - PI


Sarah Menezes não é responsável pelo regulamento do COB.
A reclamação da nadadora Poliana Okimoto, porém, merece um estudo para o próximo ano

Poliana Okimoto conquistou um título inédito para o Brasil na Copa do Mundo de Maratona Aquática e está concorrendo ao Prêmio Brasil Olímpico, instituido pelo Comitê Olímpico Brasileiro. A nadadora disputa o prêmio com Natália Falavigna, do taekwondo, e Sarah Menezes, do judô. Poliana, porém, fez críticas ao sistema aprovado pelo COB para definir a vencedora, afirmando :

- A possibilidade de um usuário votar quantas vezes quiser permite que seja vencedor o atleta que conseguir mobilizar um maior número de votantes, não o merecedor.

E acrescentou Poliana :

- Um prêmio tão importante como este não deveria ser decidido somente por voto popular.

Eu concordo com os argumentos da nadadora. O critério de escolha deveria ser rigorosamente levando em conta o desempenho técnico durante a temporada, o grau de dificuldade para vencer, os resultados gerais, a importância dos títulos conquistados, a média no decorrer de todo o ano.

Acreditamos que o Comitê Olímpico Brasileiro, através do seu quadro técnico, tenha procedido assim para indicar Sarah Menezes, Poliana Okimoto e Natália Falavigna para a disputa final do prêmio.

Nós piauienses estamos empenhados no apoio a Sarah para a conquista da vitória. E não fomos nós que criamos as regras do jogo, muíto menos a nossa judoca. As duas concorrentes são brilhantes atletas, mas não são melhores do que Sarah Menezes, cada uma em sua modalidade de esporte. E vamos continuar votando. Vote em Sarah Menezes. Ela merece.

SARAH NO MASTERS DA CORÉIA

O judô brasileiro conquistou o direito a 11 vagas para o Masters da Coreia, em janeiro, com as presenças dos melhores colocados no ranking mundial de cada categoria. Sarah Menezes estará lá, integrando a equipe brasileira com : Érika Miranda, Rafaela Silva, Leandro Cunha, Leandro Guilheiro, Hugo Pessanha, Tiago Camilo, Luciano Corrêa, Leonardo Leite, Daniel Hernandes e Wálter Santos.

Após a realização do Prêmio Brasil Olímpico, dia 21 no Rio de Janeiro, Sarah Menezes terá alguns dias de folga e logo voltará aos treinamentos, agora para a competição de janeiro.
Divulgação: JUDÔinforme

Festa de Gala para homenagear os melhores da Mercadante(SP).

19.12.2009
Araras - SP


FESTA DE GALA PARA HOMENAGEAR OS MELHORES JUDOCAS DE 2009 DA MERCADANTE


Foi com muita honra e satisfação, que a Associação Marcos Mercadante de Judô, realizou a “9ª. Edição da Homenagem aos Melhores Judocas do Ano 2009, Patrocinadores e Colaboradores”, que tanto contribuiu para o engrandecimento do judô da Mercadante e de Araras nesses últimos anos.



A solenidade aconteceu no dia 15/12/2009 às 19:30 horas, no Teatro Estadual de Araras “Prof. Francisco Paulo Russo”, onde reuniu 489 pessoas, entre elas, autoridades, patrocinadores, atletas, pais e amigos.



A noite foi muito especial para a Mercadante, em 15 de dezembro de 1992 nascia a Associação Marcos Mercadante de Judô, mais uma humilde e simples academia, que 17 anos mais tarde se transforma em uma grande Potência do Judô Nacional e Internacional.



Além da homenagem dos Melhores do Ano, foi comemorado o aniversário de 17 anos de muito trabalho. Trabalho sério, dedicado, humilde e incansável para alcançar os objetivos foram muitas vitórias conquistadas com muito esforço e amor ao judô ararense.



Foram homenageados também as pessoas que investem para o crescimento do judô da Mercadante, hoje estão na elite do judô nacional e sem duvida nenhuma, que sem os investimentos dos patrocinadores e colaboradores, não seria possível chegar a lugar nenhum, por isso, todos da Mercadante, agradecem com muito amor e carinho, tudo aquilo que fazem pela nossa academia, e com certeza com esta união vamos chegar em nosso objetivo olímpico e mundial.



O grande destaque da solenidade, sem duvida, foi a judoca Nathália Orpinelli Mercadante, 14 anos, que recebeu três troféus pelas conquistas de 2009, sendo a Melhor Judoca do Ano da Associação Marcos Mercadante de Judô.



Declaração do professor Marcos Mercadante, em seu discurso, durante a solenidade:



“Caros atletas quero dizer o seguinte, se eu fosse um professor bonzinho, que deixasse todo mundo fazer aquilo que quisesse, sem responsabilidade, sem compromisso, sem respeito, sem disciplina e o principal, sem a filosofia de vida que o judô nos ensina, nada disso estava acontecendo aqui hoje.”



“Por isso, tenho sim, que exigir de vocês atletas: responsabilidade, humildade, educação, respeito, disciplina e muita dedicação. Vocês levarão esses ensinamentos aos seus filhos, aos seus netos, e vocês irão escrever isso, nas paginas de suas vidas, como um grande aprendizado e ainda com a medalha de ouro mais importante que o judô lhe deu.”



“Agradeço a todos os atletas do fundo do meu coração pelo respeito, pela união, pela dedicação, pela vontade de vencer, mesmo sabendo que o adversário é mais forte, esse é o nosso segredo para tantas conquistas, nossa união é o grande diferencial, uma família unida, jamais será vencida, então parabéns aos atletas pelas 706 medalhas conquistadas em 2009. Vocês são de ouro.”



A Mercadante tem os importantes patrocínios da: UNIMED, ITAUNA, FLORES E VEGETAIS, FARMÁCIA BIOATIVA, INSA e WIZARD e com o apoio da PREFEITURA MUNICIPAL DE ARARAS / SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTES, LAZER A ATIVIDADES MOTORAS.
Divulgação: JUDÔinforme

Sogipa(RS) promove Treinamento de Campo de Verão para Visistantes.

19.12.2009
Porto Alegre - RS


Atletas da Sogipa disputam Desafio Internacional domingo.
A Sogipa promoverá, de 5 a 28 de janeiro, o Treinamento de Campo de Verão para judocas de outros estados.

A Sogipa promoverá, de 5 a 28 de janeiro, o Treinamento de Campo de Verão para judocas de outros estados, a partir de 10 anos, e oferece treinos intensivos nas dependências do clube, bem como infraestrutura esportiva completa, alojamento e parque aquático.

A inscrição custa R$ 30 por dia de permanência e pode ser feita através do e-mail judosogipa@gmail.com.
Divulgação: JUDÔinforme

Quatro Continentes classificados para o Master FIJ.

19.12.2009
Rio de Janeiro - RJ


Os japoneses serão maioria na competição.
Brasil estará competindo com 10 atletas.

A Coreia do Sul recebe em janeiro os 16 melhores judocas do mundo em cada categoria para a disputa da primeira edição do Másters da FIJ. Quatro continentes estão representados, ficando apenas a Oceania de fora. E apenas o Japão obteve classificação em todos os pesos. A Coréia terá equipe completa por ser o país sede.


Os japoneses serão maioria na competição, com 37 judocas. A França aparece em segundo com 19, seguida da Rússia (15), Coreia do Sul e Alemanha (14), Holanda (11) e Brasil (10).


No feminino, o +78kg terá participação de 13 paises diferentes. Já no masculino, o -100kg tem 16 nações inscritas. O Brasil tem vaga para o torneio dos melhores do mundo com Sarah Menezes (-48kg), Erika Miranda (-52kg), Rafaela Silva (-57kg), Leandro Cunha (-66kg), Leandro Guilheiro (-73kg), Hugo Pessanha (-90kg), Tiago Camilo (-90kg), Luciano Correa (-100kg), Daniel Hernandes (+100kg) e Walter Santos (+100kg). A CBJ tem até dia 4 de janeiro para confirmar a presença de seus representantes na Coréia.
Divulgação: JUDÔinforme

Jequiá(RJ) contrata a atleta Deborah de Souza vizando temporada 2010.

17.12.2009
Rio de Janeiro - RJ


Deborah de Souza é do Jequiá Iate Clube em 2010.
Atleta da atual Seleção Brasileira.

Jequiá Iate clube acaba de contratar a atleta da seleção brasileira Deborah de Souza. E vem mais por aí,estamos fazendo um esforço grande para reforçar nossa equipe feminina. Logo teremos mais surpresas!
Afirma o Coordenador de Judô, o Sensei Mauro Ramos.

Festa no Jequiá
Será realizada nesta quinta-feira 17/12 às 19:00h, nossa tradicional festa de encerramento,c/ homenagens aos
destaques do ano, revelações e troca de faixas.
Equipe Jequiá Iate Clube.

Festa de confraternização do Judô de Goias.

17.12.2009
Goiânia - GO


Premiação dos Campeões do Ranking 2009.

REALIZAÇÃO: FEDERAÇÃO GOIANA DE JUDÔ
APOIO: CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE JUDÔ E AGÊNCIA GOIANA DE ESPORTE E LAZER DO ESTADO DE GOIÁS

Acontece neste próximo sábado, dia 19 de dezembro, a partir das 20h00min no BISS INN - HOTEL EMPRESARIAL DE GOIÂNIA, o Bonekai (Festa de Confraternização de Final de Ano) com premiação dos atletas campeões do Ranking 2009 da Federação Goiana de Judô, onde haverá além da premiação, distribuição de brindes e um jantar a todos convidados presentes.

Festa tradicional do Judô no Estado de Goiás, que acontece há vários anos, o BONEKAI vai homenagear cerca de 160 atletas que se classificaram durante as Etapas do Campeonato Goiano no ano de 2009 e nos Eventos da CBJ a nível nacional e internacional, constantes do calendário oficial da entidade. Também, serão homenageados os clubes filiados a FEGOJU que se classificaram até o sexto lugar, bem como, os árbitros que melhor se empenharam nas atividades da Federação e Confederação neste ano.

Outro importante fato é a entrega dos diplomas aos candidatos promovidos a faixas pretas de primeiro a quinto dan no último exame da Federação, ocorrido no mês de novembro, sendo um total de 40 candidatos promovidos, recorde de quantidade de promoções. Na maioria, são professores que ministram aulas no Estado de Goiás e que há muitos anos estavam estacionados sem graduações devidas e principalmente pelos seus bons préstimos e serviços ao Judô de Goiás,

A Federação Goiana de Judô em conjunto com a Confederação Brasileira de Judô, através de seus presidentes Josmar Amaral Gonçalves e Paulo Wanderley Teixeira assinam os diplomas a todos candidatos promovidos, homologando de forma oficial suas graduações em todo o Território Nacional.

Apesar de não poder estar presente ao evento, por compromissos internacionais, o Professor Paulo Wanderley Teixeira externou seu comprometimento com o Judô do
Estado de Goiás, apoiando e homologando as promoções de faixas pretas deste ano, nesta quarta-feira, quando recebeu um pedido oficial da FEGOJU para que no próximo ano possamos sediar um evento Nacional do Calendário da CBJ no Estado de Goiás, provavelmente o Brasileiro Sub-15 anos, programado para o segundo semestre do ano de 2010.

A relação dos atletas e clubes a serem premiados pela Federação estão no site www.judogoias.com.br, bem como, a relação dos candidatos que serão promovidos de faixa.
Divulgação: JUDÔinforme

G.S. de Tóquio marca estreia da parceria entre CBJ, Exército e Marinha.

17.12.2009
Rio de Janeiro - RJ


Grand Slam de Tóquio marca estreia da parceria CBJ com Exército e Marinha
O objetivo é começar 2010 com a seleção olímpica totalmente incorporada nas Forças Armadas.

O Grand Slam de Tóquio, no último fim de semana, foi a primeira ação fruto da parceria firmada entre a Confederação Brasileira de Judô e a Comissão de Desportos do Exército e Marinha. A iniciativa de buscar atletas do alto rendimento para integrar as equipes das Forças Armadas visa aos Jogos Mundiais Militares de 2011, no Rio de Janeiro.


"O objetivo é começar 2010 com a seleção olímpica totalmente incorporada nas Forças Armadas. Esta iniciativa justifica-se pelo elevadíssimo nível de desempenho que se encontra o desporto militar na atualidade" diz o Major Angelo Denicoli.


Representaram o Brasil e as Forças Armadas no Grand Slam de Tóquio Felipe Kitadai (-73kg), Leandro Cunha (-66kg), Leandro Guilheiro (-81kg), Hugo Pessanha (-90kg), Leonardo Leite (-100kg), Luciano Corrêa (-100kg), Sarah Menezes (-48kg), Erika Miranda (-52kg), Ketleyn Quadros (-57kg) e Danielli Yuri (-63kg).


Também estiveram presentes no Japão ex-integrantes da Seleção Brasileira. O Major da PM do Rio de Janeiro, Carlos Hespanha, e Soldado da PM de São Paulo, Mario Sabino.


Além do Major Denicoli, acompanham a equipe Major Ricardo Calixto, capitão Toledo Leal, Tenente Leonardo Mataruna e Tenente Roberta Lima.
Divulgação: JUDÔinforme

Federações de sete esportes farão mobilização por doação de sangue(PI).

15.12.2009
Teresina - PI


Federações esportivas se unem na campanha Natal da Cidade 2009.
Entidades de sete esportes farão mobilização por doação de sangue no dia 18 de dezembro.

A campanha Natal da Cidade 2009 ganhou um time forte para conseguir mais doadores no Piauí. Dirigentes e atletas de pelo menos sete federações esportivas já confirmaram presença no programa especial do dia 18 de dezembro. O grupo estará no ginásio do Sesc Ilhotas doando sangue, literalmente, e pedindo para que as pessoas participem da campanha.

Já confirmaram participação as federações de Natação, Capoeira, Jiu-Jitsu, Kung-fu, Judô, Vôlei, e ainda o time de basquete em cadeira de rodas. Todas estiveram reunidas na TV Cidade Verde para reafirmar seu compromisso com a campanha de doação de órgãos e doação de sangue. Além de pedirem para que as pessoas compareçam ao Hemopi, todos os que puderem irão doar sangue na próxima sexta-feira.

Competições esportivas e demonstrações das modalidades irão acontecer simultaneamente no ginásio e na piscina do Sesc Ilhotas.

No Judô, o presidente da federação, Danys Queiroz, lembrou que toda a família é doadora de sangue. "Eu já doei mais de 20 vezes. Lá em casa todo mundo doa", disse.
Divulgação: JUDÔinforme

Centro Olímpico de SP abre inscrições para a seleção de atletas.

15.12.2009
São Paulo - SP


Centro Olímpico realiza seleção de atletas.
Prefeitura de São Paulo, Esportes, Lazer e Recreação.

A Associação Desportiva Centro Olímpico realizará seleção de atletas para sua equipe de judô 2010. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail judocentroolimpico@bol.com.br até o dia 18 de janeiro. As classes são pré-juvenil, juvenil e júnior.

Benefícios:

Centro de Treinamentos e sala de musculação com aparelhagem moderna.
Vale Transporte.
Lanche ao término dos treinos
Centro médico de excêlencia
Exames medicos
Ginecologia
Ortopedistas
Fidioterapeutas
Psicólogos esportivos
Dentistas
Nutricionistas
Divulgação: JUDÔinforme

Walter Santos coroa 2009 garantindo presença no IFJ Masters.

14.12.2009
Porto Alegre - RS


No Grand Slam de Tóquio, Walter Santos perdeu apenas nas quartas-de-final.
E exatamente isso o credencia para disputar o IFJ Masters, que será na Coreia, em 16 e 17 de janeiro.

Mesmo que a medalha não tenha vindo no Grand Slam de Tóquio, Walter Santos tem um bom motivo para comemorar. Com a quinta colocação no torneio disputado no país-berço do judô, no fim-de-semana passado, ele garantiu presença no IFJ Masters, em janeiro. Mayra Aguiar, que também lutou no Japão, acabou eliminada logo na estreia.

No Grand Slam de Tóquio, um dos quatro eventos mais importantes do calendário mundial, Walter Santos perdeu apenas nas quartas-de-final. O desempenho lhe garantiu pontuação suficiente para que ficasse entre os 16 melhores da temporada em sua categoria. E exatamente isso o credencia para disputar o IFJ Masters, que será na Coreia, em 16 e 17 de janeiro.

“Foi uma bela participação no encerramento de uma grande temporada do Waltinho”, exaltou o diretor técnico da Federação Gaúcha de Judô, e treinador da Sogipa, Antônio Carlos Pereira, o Kiko. “Ele é um atleta determinado e esforçado. Fez por merecer seu lugar na competição que reunirá os melhores do mundo”, continuou. Apenas em 2009, ele foi campeão de duas etapas de Copa do Mundo (Belo Horizonte e Bucareste) e também ter conseguiu outros resultados relevantes.

Além de Walter Santos, que luta na categoria pesado (+100 kg), outros nove atletas brasileiros conquistaram vaga no IFJ Masters: Sarah Menezes (-48kg), Erika Miranda (-52kg), Rafaela Silva (-57kg), Leandro Cunha (-66kg), Leandro Guilheiro (-73kg), Hugo Pessanha (-90kg), Tiago Camilo (-90kg), Luciano Correa (-100kg) e Daniel Hernandes (+100kg).

Divulgação: JUDÔinforme

Tribunal Arbitral do Esporte decide em favor da UPJ e descredencia a CPJ.

13.12.2009
Suiça


Tribunal Arbitral do Esporte decide a favor da União Pan-americana
e descredencia Confederação Pan-americana.
Casanova e UPJ ganham demanda contra a Federação Internacional de Judô.

Tribunal arbitral de esportes, organismo reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), emitiu uma sentença em favor do Dominicano Jaime Casanova Martinez, frente a demanda realizada contra a Federação Internacional de Judô.

A resolução está contida no experiente CAS 2009/1823 Pan-Americana Judô Union v Internacional Judô Federação, documentação contida em mais de 42 paginas onde anula a decisão de 27 de março de 2009 que desconhecia a União Pan-Americana de Judô como organismo representativo dos paises do continente Americano.

A sentença que se rege por lei federal Suíça, é definitiva e inapelável para ambas as partes.

No documento também se desconhece a Confederação Pan-americana de Judô (CPJ) como representante legal do judô americano, frente à Federação Internacional de Judô.

Outra das considerações indica que o pagamento das custas legais do processo será notificado pela corte arbitral a Federação Internacional, entidade que deverá pagar toda a despesa em sua totalidade.

Também ordenará a Federação Internacional de Judô a pagar a União Pan-Americana de Judô a quantia de quinze mil francos suíços de gastos legais.

O mesmo documento indica que todas as outros pedidos são rejeitados pelo painel presidido por Jam Paulsson que completou Quentin Byrne – Sutton e Bernard Hanotiau precisamente o juiz do painel arbitral que conhecia a demanda da União Pan-Americana de Judô. Quentin Byrne – Sutton, foi recusado pela Federação Internacional de Judô no dia 05 de novembro, que foi indeferido pelo conselho Internacional de Arbitragem pelo seu presidente Mino Auletta.

Pelo lado do engenheiro Jaime Casanova, que é presidente da União Pan-Americana e federação Dominicana de Judô. Recebeu com muita alegria a decisão do Tribunal Internacional, e em seguida chamou as partes a uma reconciliação e diz estar pronto para um novo dialogo.

“Está decisão é um grande passo para o judô da América, especialmente para a republica Dominicana uma entidade que tem passado por momentos difíceis nos últimos anos”, disse Casanova que também e Vice Presidente da Federação Internacional de Judô.

No referido despacho disse que vai continuar trabalhando pelo esporte, pela juventude e pelo judô na América e no mundo, sempre apegado aos princípios éticos, morais e legais.

Tradução: Prof. Rocha / Jornalista
Especial para JUDÔinforme.com
Divulgação: JUDÔinforme

Brasil conquista três bronzes no Grand Slan do Japão.

13.12.2009

Tóquio - JPN


BRASIL ENCERRA A TEMPORADA COM TRÊS MEDALHAS NO GRAND SLAM DE TÓQUIO
Leandro Guilheiro (81kg), Sarah Menezes (48kg) e Erika Miranda (52kg) são bronze na última competição do ano. País, que conquistou 12 medalhas de Grand Slam em 2009, tem 11 judocas entre os top 16 do ranking mundial classificados para o Masters da Coréia, em janeiro


Numa das mais tradicionais competições do judô mundial, o Grand Slam de Tóquio (antiga Copa Jigoro Kano), o Brasil subiu ao pódio três vezes. Leandro Guilheiro (81kg), Sarah Menezes (48kg) e Erika Miranda (52kg) encerraram com bronze a temporada 2009, num evento que contou com 396 atletas de 44 países. Walter Santos (+100kg) ficou em quinto.

Além dos quatro, outros sete atletas brasileiros conquistaram vagas para participar do IJF Masters na Coréia, em 16-17 de janeiro. A competição reunirá os 16 judocas mais bem colocados do ranking mundial. Têm vaga para o torneio dos melhores do mundo Sarah Menezes (48kg), Erika Miranda (52kg), Rafaela Silva (57kg), Leandro Cunha (66kg), Leandro Guilheiro (73kg), Hugo Pessanha (90kg), Tiago Camilo (90kg), Luciano Correa (100kg), Leonardo Leite (100kg), Daniel Hernandes (+100kg) e Walter Santos (+100kg). A CBJ tem até dia 4 de janeiro para confirmar a presença de seus representantes na Coréia.

Para o coordenador técnico internacional da Confederação Brasileira de Judô, as 12 medalhas em Grand Slam (um ouro, três pratas, oito bronzes) no ano e as 11 vagas para o Masters na Coréia são um resumo da qualidade do judô brasileiro. Em Tóquio, o Brasil foi o terceiro país em número de medalhas (atrás do Japão com incríveis 29 pódios e da Coréia com cinco).

“Tivemos um Mundial aquém do que poderíamos fazer, mas mostramos nossa força ao longo do ano. Provamos que o que aconteceu na Holanda foi circunstancial, já que 2009 tem sido um ano de testes para todos os países. Temos atletas de qualidade e se as Olimpíadas de Londres fossem amanhã, teríamos dez pesos classificados, seis no masculino e quatro no feminino”. “Uma coisa que todos precisam ter em mente a partir de agora é que nosso conceito de fim de temporada mudou. Não é mais em dezembro e sim e abril, por causa das janelas do ranking mundial”, completou o coordenador, acrescentando que a seleção brasileira se reúne de 19 a 28 de janeiro em São Paulo para o primeiro grande treinamento de 2010.

Os atletas também comemoram os bons resultados:

“Foi uma temporada muito boa. Senti que tenho evoluído a cada luta”, avaliou Sarah Menezes, atleta da Academia Expedito Falcão/PI, candidata ao prêmio Brasil Olímpico de melhor atleta do ano.

A peso ligeiro, quinta no ranking da Federação Internacional de Judô, não entrou para a disputa da semifinal com a atual campeã mundial Tomoko Fukumi devido a uma lesão no menisco do joelho direito.

“Queria muito lutar com ela, mas foi melhor poupar para não agravar a situação”, completou a piauiense, que teve uma boa regularidade na temporada, subindo ao pódio em todas as competições internacionais que disputou, incluindo o bicampeonato mundial júnior, e teve como piores resultados dois quintos lugares (Grand Slam de Paris e Mundial Sênior em Roterdã).

Outro que teve bom aproveitamento no ano foi o médio Hugo Pessanha, premiado com o nono lugar no ranking mundial e vaga para a Coréia.

“Se posso resumir o ano é dizendo que ele foi muito bom. Subi ao pódio em cinco competições do circuito mundial e a vinda do Tiago Camilo para a categoria faz eu treinar ainda mais”, afirma o carioca que treina no Minas Tênis Clube/MG.

Também classificado para o Masters pela 13ª posição no ranking mundial, o meio-leve Leandro Cunha já faz planos para o futuro:

“Estar entre os melhores do mundo é muito bom e dá muita motivação para continuar até Londres 2012", disse o judoca do Pinheiros/SP

Leandro Guilheiro, que subiu do leve (onde está em sétimo no ranking mundial) para o meio-médio, também comemora o fim de ano com pódio.

“Foi bom começar com medalha no novo peso. Venci atletas fortes da categoria e fico feliz de saber que ainda tenho muito o que evoluir”, disse Leandrinho, também do Pinheiros.
Divulgação: JUDÔinforme

"A bruxa tá solta", Flavio Canto lesiona o joelho direito nos treinos.

12.12.2009
Tóquio - JPN


Flávio Canto fica duas semanas parado.
Flávio Canto, sofreu um entorse do joelho direito durante os treinamentos.

O medalhista olímpico Flávio Canto, sofreu um entorse do joelho direito durante os treinamentos preparatórios para o Grand Slam de Tóquio, que teve início nesta sexta-feira. Canto realizou ressonância magnética do joelho e foi avaliado, constatando lesão do ligamento colateral medial do joelho com lesão parcial (grau 2).


"Flávio apresentou instabilidade e dor no joelho e não conseguiu realizar os testes de luta. Foi optado por preservar o atleta e não permitir que ele competisse no Japão", explica Breno Schor, médico da seleção.


Flávio está em tratamento intensivo de fisioterapia no Rio de Janeiro e deve retornar os treinos em 15 dias. Ele será reavaliado pela equipe médica da CBJ no inicio de janeiro.
Divulgação: JUDÔinforme

Atletas da Sogipa disputam Desafio Internacional nos EUA.

12.12.2009
Porto Alegre - RS


Atletas da Sogipa disputam Desafio Internacional domingo.
Desafio Internacional colocou frente a frente a equipe da Sogipa e a seleção dos Estados Unidos.

Três judocas da equipe da Sogipa, Afonso Baldigen, meio-Leve (–66kg), Guilherme Luna, meio-médio (–81kg) e Bruno Irapuan, ligeiro (–60kg), viajarão, nesta quinta-feira, para os Estados Unidos para competir o Desafio Internacional de Judô, em uma retribuição ao evento que a Sogipa promoveu em julho deste ano. Os sogipanos lutarão no domingo. Inédito em Porto Alegre, o Desafio Internacional colocou frente a frente a equipe da Sogipa e a seleção dos Estados Unidos.
Divulgação: JUDÔinforme

Guilheiro é bronze no Grand Slan do Japão.

12.12.2009
Tóquio - JPN


Brasileiro conquista bronze em Grand Slan de Judô.
O judoca brasileiro Leandro Guilheiro conquistou a medalha de bronze no primeiro dia de competições.

TÓQUIO - O judoca brasileiro Leandro Guilheiro conquistou a medalha de bronze no primeiro dia de competições do Grand Slam de Tóquio, no Japão, neste sábado. O feito coroou a estreia do atleta em sua nova categoria, os meio-médios, até 81 kg.

Medalhista olímpico no peso leve por duas vezes, Guilheiro perdeu na semifinal, por punição no Golden Score (ponto de ouro), do coreano Jae-Bum Kim, vice-campeão olímpico e bronze mundial na categoria. Apesar da derrota, o brasileiro somou seus primeiros 120 pontos no ranking mundial na nova categoria.

"Foi bom começar com medalha para mostrar que continuo ''por aí''. Venci atletas fortes da categoria e fico feliz de saber que ainda tenho muito o que evoluir", celebrou Leandro, que admitiu as dificuldades de mudar de categoria.

"Senti diferença de força. Pesei 77,8kg apenas e pouco treinei depois do Mundial em agosto. Vou começar a trabalhar realmente o meio-médio agora, com ênfase no ganho de massa muscular", completou o judoca, que superou o holandês Guillaume Elmont, campeão mundial em 2005, no caminho até a semifinal.

No meio-leve, Leandro Cunha perdeu logo em sua segunda luta, mas teve motivos para comemorar. O resultado o deixou na 13.ª colocação do ranking mundial e garantiu sua vaga no Masters da Coraia, em janeiro. A competição, que encerrará a temporada, reunirá os 16 atletas mais bem colocados do ranking.

"Não vai ter natal para mim esse ano. Já vou pensar em 2010, focar as principais competições e treinar bastante. Estar entre os melhores do mundo é muito bom e dá muita motivação para continuar até Londres 2012", comemorou o judoca, que caiu diante do bicampeão olímpico Masato Uchishiba, do Japão.

Ainda neste sábado, competiram, sem subir ao pódio, Felipe Kitadai (até 60 kg), Hugo Pessanha (até 90 kg), Maria Suellen (acima de 78kg), Mayra Aguiar (até 78 kg), Mariana Silva (até 63 kg), Danielli Yuri (até 63kg).

Divulgação: JUDÔinforme

Técnico de João Derly(o Kiko) reclama de seletiva em Dezembro.

06.12.2009
Porto Alegre - RS


Técnico de Derly reclama de seletiva em Dezembro.
"A classificação olímpica só começa em maio", afirmou o treinador para embasar a sua opinião.

Sob a justificativa de um melhor planejamento para 2010, a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) optou por promover a seletiva para a seleção verde-amarela ainda na atual temporada. A decisão, porém, não foi aprovada pelo técnico de João Derly, bicampeão mundial e que se machucou justamente na disputa por uma vaga no time, no último final de semana e ficará de seis a sete meses em recuperação.

Na visão de Antônio Carlos Pereira, o Kiko, a escolha dos atletas poderia ter sido feita mais para frente. "A classificação olímpica só começa em maio", afirmou o treinador para embasar a sua opinião. "O Derly teve um 2009 difícil, terminando com essa seletiva que desde o início nós fomos contra", lamentou.

De acordo com ele, o problema nem era o fato de o judoca ter se submetido à seletiva menos de um mês após voltar aos tatames recuperado de uma contusão no abdômen, mas sim a mudança de regra imposta pela Federação Internacional de Judô a partir do próximo janeiro, quando serão proibidas as "catadas de pernas".

A técnica, que não agrada aos amantes do "judô clássico", era uma das principais armas do judoca, que recentemente subiu de categoria e passou a competir entre os leves.

"O João já estava com uma certa restrição a esta técnica porque aqueles golpes estavam ficando marcados pelos adversários. Passávamos por um período de adaptação e por isso a gente aqui do Sul era contra (a seletiva agora). Acreditávamos que poderíamos ter mais tempo", destacou Kiko.

Ele e João, porém, não acreditam que estas dificuldades o prejudicarão de forma determinante na busca por uma vaga nos Jogos de Londres, em 2012 - a partir deste ciclo olímpico, a classificação depende do desempenho dos próprios judocas, deixando de lado a importância dos pontos somados por cada país, que posteriormente promovia a sua seletiva interna.

De acordo com a FIJ, os pontos conquistados entre 1 de maio de 2010 a 30 de abril de 2011 valerão 50% na corrida olímpica, contra 100% dos obtidos entre 1 de maio de 2011 a 30 de abril de 2012. "Vamos ser um pouco prejudicados, mas ele ainda está na briga", alerta Kiko. "O que vale mesmo é 2011", emenda Derly, tranquilizado.
Divulgação: JUDÔinforme

Eleições destapam crise profunda no Judô(POR).

09.12.2009
Lisboa - POR


Judô de Portugal sofre graves problemas.
Modalidade sofre graves problemas financeiros, falta de praticantes e ausência de medalhas olímpicas. Eleições no dia 8 de Dezembro colocam em confronto duas listas: a A aposta na continuidade; a lista B faz avaliação muito negativa.

Clientelismo e desresponsabilização, incumprimento dos regulamentos, planos de actividade avulsos sem suporte financeiro e ostracismo de treinadores de clubes são apenas algumas das críticas que a Lista B, liderada por Jorge André Ferreira, dirige à actual direcção da Federação Portuguesa de Judo (FPJ), liderada por António Lopes Aleixo, candidato pela Lista A às próximas eleições da Federação, do dia 8 de Dezembro.

O actual presidente da FPJ refuta completamente essas críticas, considerando-as "profundamente injustas" e "puras mentiras" sobre um direcção que é "completamente amadora", aceitando apenas como verdade as questões relacionadas coma as áreas técnicas, o que pretende "rectificar, caso vença, com um maior aproximação dos técnicos e clubes à FPJ".

Todavia, para Jorge André Ferreira existe neste momento um "descontentamento de atletas, clubes e associações, provocado por uma total desarticulação entre a direcção da FPJ e a modalidade".

A "inexistência de uma ficha de atleta e um plano de actividades desfasado da área económica" são dois dos problemas mais graves que a modalidade vive", atira o antigo praticante. "Realiza-se um trabalho avulso, com apoios pontuais, agravado pela má relação que existe com treinadores e atletas. A modalidade está estagnada há dez anos, mantendo os mesmos 12 000 praticantes. Os resultados dos melhores atletas, como a Telma Monteiro e João Neto, não são potencializados pela modalidade e acontecem por acaso, ou pelas virtudes de atletas e treinadores. Não por um trabalho apoiado pela federação", acusa.

Jorge André Ferreira defende que é inconcebível a existência de "clientelismo "na modalidade, "pessoas com privilégios, pagos para não fazer nada", acrescenta, referindo-se a um inquérito pedido por algumas associações a propósito da relação de Frederico Salgado (vice-presidente) com a empresa que dá suporte informático à FPJ. Mas, o líder da Lista B vai mais longe e não poupa o actual presidente da FPA, António Aleixo, de "não dar a face" pela modalidade, permitindo alegadas irregularidades no judo, como, é segundo o mesmo, o "incumprimento do processo eleitoral, assim como a desarticulação no plano financeiro, por incapacidade e falta de organização", conclui.
Divulgação: JUDÔinforme

Resultado da Seleção Brasileira(CBDE) em Loja/Equador.

09.12.2009
Loja - Equador


Brasil ganha 15 medalhas no individual.
08 de ouro, 02 de prata e 05 de bronze.


Judô (MASC/FEM)


Os judocas Brasileiros conquistaram até o momento o total de 15 medalhas, sendo: 08 de ouro, 02 de prata e 05 de bronze.


Medalhas de Ouro:

1. Tawany Gianelo da Silva - Escola Técnica Fortec/SP – peso super ligeiro
2. Nathália Mercadante – Colégio INSA/SP – peso meio leve
3. Luiz Augusto da Silva N. Filho – Colégio Madre Celeste/PA – peso médio
4. Thiago Henrique Silva Chiodi – Centro Educacional SESI/SP – peso meio pesado
5. Matheus Resende Ignatti Galvão – COLÉGIO CIMAN/ DF
6. Paulo Tadao Tanaka – Centro de Ensino São José/ SP
7. Camila Gebara Nogueira – E. F Imaculada Conceição/MS
8. Viviane Lais Yukari Donomai – Col. Alfa de Cascavel/ PR


Medalhas de Prata:

1. Joseane Fernandes – INEC. Inst. Educacional/PI – peso leve
2. Joana Stefani Souza da Silva – IE DOMINGOS A. NUNES/PA


Medalhas de Bronze:

1. Maria Eduarda de Souza – Colégio Sta. Mon. CE Bento Ribeiro/RJ - peso ligeiro
2. Eduardo Marques – EEB. Rosinha Campos/SC – peso meio médio
3. José Paulo Pinotti Ferreira Jr. – Colégio Experimental UFES/ES – peso pesado
4. Otavio Eudociak – Colégio TIC-TAC/ MS
5. Rodrigo Yuke Makiyama- Colégio Albert Sabin/SP


DISPUTAS DIA 03-12
COMPETICOES POR EQUIPE, NO MASCULINO BRASIL X VENEZUELA, NO FEMININO BRASIL X PERU.
Divulgação: JUDÔinforme

Nelson Onmura é campeão de Judô Brasileiro Master pela 8. vez.

09.12.2009
Taboão - SP


Onmura tem em sua carreira importantes conquistas.
Bi-Campeonato Mundial de Judô que disputou em Atlanta neste ano.
O judoca Nelson Onmura subiu mais uma vez no lugar mais alto do pódium e se sagrou campeão brasileiro pela oitava vez consecutiva. O atleta que representa Taboão da Serra lutando pelo Cats, disputa a categoria master de 50 a 54 anos, peso leve. Onmura venceu as venceu as três lutas por Ippon.

Onmura tem em sua carreira uma séria de conquistas importantes como o Bi-Campeonato Mundial de Judô que disputou em Atlanta neste ano, além de ser bi-campeão de Jiu-Jitsu Paulista. Para o campeão mundial, seu próximo objetivo é o tricampeonato de judô e o nacional de Jiu-Jitsu. “Treinar e competir é uma arte que levo muito a sério.

A saúde que o esporte me proporciona é algo que eu quero mostrar a todos os meus alunos, a importância de se manter em atividade aprendendo a respeitar seus adversários e principalmente ter uma conduta digna e saudável na sociedade”, disse.

Apesar de sua vida estar voltada para competições e treinamentos, Nelson Onmura também dá aulas de Judô para crianças e jovens gratuitamente na rede municipal. Quem quiser aprender Judô com o campeão mundial deve comparecer ao Ginásio de Esportes ou ao Cepim com os documentos em mãos e fazer a ficha de inscrição. As aulas são de segunda, quarta e sexta.

Para o presidente de honra do Cats, o vereador Olívio Nóbrega, a força e a garra de Nelson demonstram todo o potencial esportivo da cidade. “O Nelson é uma pessoa muito querida e um orgulho para todos, a cada título conquistado a nossa cidade vibra pois ele leva o nome de nossas crianças e jovens para todo o Brasil e exterior. Uma pessoa de fora talvez possa não conhecer Taboão da Serra, mas com certeza ela conhece Nelson Onmunra, bi-campeão mundial de Judô. O CATS se orgulha em ter em sua equipe uma pessoa tão vencedora.”, disse.

Nelson possui também uma página oficial no youtube com os vídeos de suas competições especialmente a competição do Bi-Campeonato Mundial em Atlanta nos EUA. A página do lutador é www.youtube.com/nelsononmura.
Divulgação: JUDÔinforme

Eleições definem a nova diretoria da Liga de Judô Paulista.

08.12.2009
Santa Isabel - SP


Eleições na Liga de Judô Paulista.
Nova diretoria pronta para trabalhar no bienio 2010/2011.

Foi realizada nas dependências do Ginásio de Esportes da cidade de Santa Isabel, SP as eleições para definir a nova diretoria da Liga de Judô Paulista para o biênio de 2010 e 2011.
A chapa encabeçada pelo Professor Manoel Esperidião de Oliveira Lima e vice presidida por Carlos Alberto dos Santos foi vencedora por maioria de votos e tomou posse no ato da eleição.
Composição da Chapa:
Presidente Manoel Esperidião de Oliveira Lima, faixa vermelha e branca sexto Dan
Vice - Presidente Carlos Alberto dos Santos, faixa Preta terceiro Dan
Segundo Vice - Presidente Davi Leandro dos Santos faixa preta quarto Dan.
Divulgação: JUDÔinforme

Exame confirma lesão e Derly para por até oito meses.

08.12.2009
Porto Alegre - RS


Derly se contundiu com luta contra Bruno Mendonça.
Atleta deverá ser submetido a uma cirurgia para reparar o problema.

João Derly pode ficar até oito meses afastado dos tatames. Nesta segunda-feira, o bicampeão mundial de judô foi submetido a exames que constataram o comprometimento do ligamento cruzado anterior e do menisco do joelho. Assim, o atleta deve ser submetido a uma cirurgia para reparar o problema.

Derly se contundiu no último sábado, em luta contra Bruno Mendonça, pela seletiva para a seleção brasileira e não participou do restante da competição.

"Em primeiro lugar, preciso ver o problema que tive com o joelho. Infelizmente, na luta o meu adversário caiu sobre a minha perna e eu girei, causando a lesão. Agora é pensar em me recuperar", disse Derly, na ocasião.

O judoca, que após dois títulos mundiais entre os meio-leves agora luta entre os leves, ainda readquiria ritmo, depois de passar quatro meses afastado por uma contusão muscular.
"Estava voltando à melhor forma. Tive um 2009 ruim, muito atrapalhado por lesões. Agora, estava readquirindo ritmo e acabou acontecendo isso. Fiquei muito triste, mas vou voltar bem para continuar representando o Brasil em competições pelo mundo todo", afirmou.
Divulgação: JUDÔinforme

RS começa 2010 com quatro atletas na Seleção Brasileira.

08.12.2009
Porto Alegre - RS


RS começa 2010 com quatro altetas na seleção Brasileira.
Mayra Aguiar, Leandro Gonçalves, Eduardo e Walter Santos.

Mayra Aguiar e Leandro Gonçalves garantiram presença na Seleção Brasileira em 2010. Os dois judocas do Rio Grande do Sul venceram a segunda fase da seletiva nacional, disputada no Rio de Janeiro, em 5 de dezembro.

Eles se juntam aos outros classificados, entre eles irmãos Eduardo e Walter Santos – também da Sogipa –, e vão representar o País nas competições internacionais de 2010.

“A classificação da Mayra coroa a sua volta aos tatames. Temos que lembrar que ela ficou meio ano parada devido a uma cirurgia no joelho. Ela é uma grande atleta e tenho certeza que vai melhorar ainda mais”, acredita o diretor técnico da Federação Gaúcha de Judô, Antônio Carlos Pereira, o Kiko.

O professor também fez elogios a Leandro Gonçalves:

“Ele está com a carreira em ascendência. Vai dar o que falar”, prevê.

No Rio, nove judocas do Estado lutaram por uma vaga na equipe principal. A nota ruim do dia foi a lesão do bicampeão mundial, João Derly, que brigava por um lugar entre os leves, sua nova categoria. Ele já havia vencido o primeiro combate, mas sofreu uma torção no joelho durante o segundo. Derly retornou a Porto Alegre, onde será reavaliado para ver a gravidade do machucado e está de fora do Grand Slam de Tóquio.

Na primeira metade de 2010, a Confederação Brasileira de Judô irá realizar outra seletiva. Nela, já estão garantidos dois atletas do Rio Grande do Sul: Rodrigo Luna e Natália Bordignon, que só não lutaram no Rio de Janeiro, pois ainda se recuperam de lesão.

- Na Ásia

Mayra Aguiar e Walter Santos embarcaram para a Tóquio, no Japão, onde irão disputar o Grand Slam de Tóquio, a partir da próxima sexta-feira, 11 de dezembro. A competição, uma das quatro mais importantes do calendário, é o último grande evento em nível mundial do judô em 2010.
Divulgação: JUDÔinforme

Vale do Rio Doce inaugura maior Centro de Treinamento de Judô no RJ.

06.12.2009
Rio de Janeiro - RJ


Centro de Treinamento de Judô da Vila Militar - Brasil Vale Ouro.
Arquibancadas comportam 1500 espectadores e dojô possibilita treino de até 30 duplas.

O JUDÔinforme compareceu a inauguração do Centro de Treinamento de Judô da Vila Militar, situado na Estrada São Pedro de Alcântara, 2020 na Vila Militar-RJ que é fruto de uma parceria que envolve a Cia. Vale do Rio Doce, Federação de Judô do Rio de Janeiro e do Exército Brasileiro com o claro objetivo expressado pelos palestrantes da realização dos treinamentos dos atletas de alto rendimento, das Forças Armadas visando o Campeonato Mundial Militar de 2011e da preparação de atletas contando inclusive com os melhores técnicos mundiais que serão trazidos pela Fundação Vale do Rio Doce.

A viabilização da construção se deveu a visão do ex-técnico da Seleção Brasileira o Sr. Geraldo Bernardes que propiciou a Fjerj participar do Projeto criado pela Cia Vale do Rio Doce, Brasil que Vale Ouro que contempla três modalidades esportivas Judô, Atletismo e Natação.

Estiveram presentes ilustres convidados e a presença importante de atletas integrantes da Seleção principal do Brasil da CBJ como Danielli Yuri, Daniela Polzin, Ketleyn Quadros, Sarah Menezes entre outros.
Prof. Rocha / Jornalista
VEJAM AS FOTOS DO EVENTO:
Divulgação: JUDÔinforme

Toledo-Pr tem a primeira Faixa Preta da história.

06.12.2009
Toledo - PR


Toledo tem a primeira Faixa Preta da história.
Atleta Ana Heloisa da Silveira Venzel, da Associação Ricardo Santos/HCO/Prefeitura de Toledo.

O mês de novembro entrou para a história do judô de Toledo. Aos 16 anos de idade, a atleta Ana Heloisa da Silveira Venzel, da Associação Ricardo Santos/HCO/Prefeitura de Toledo se tornou a primeira mulher a conquistar a faixa preta para a cidade.

O feito aconteceu em Marechal Cândido Rondon, durante o encerramento das atividades de 2009 da Federação Paranaense de Judô. Ana Venzel foi aprovada a faixa preta atingindo 8.7 pontos, 1.7 a mais que a média exigidas pelos kodanchas da Comissão de Graus da F.Pr.J.

Ela foi avaliada no Nague-No-Kata, no trabalho de filosofia, teoria, oral e prática do judô, no GoKio e na pm1icipaçio na arbitragem aonde ocupa o posto de árbitra Estadual "C".

Para a definição da conquista da faixa preta para o seu currículo, a judoca, que também acumula inúmeros títulos nacionais e internacionais diz: "É o sonho desde que comecei a treinar. O resultado destes 10 anos de treinamentos, da persistência, pois, nem sempre é fácil no judô. A gente se prepara um ano inteiro e chega ao campeonato e perde", disse a judoca.

O fato de ser a primeira mulher de Toledo a conquistar a faixa preta também vai aumentar a responsabilidade, segundo a atleta. "Agora aumenta a cobrança. Vou chegar numa competição e preciso justificar a faixa preta, mas isso não significa que a partir de agora tenho que vencer tudo", ponderou Venzel, que dedicou a faixa ao Sensei Ricardo Santos, aos familiares, colegas e a todos que incentivaram para a conquista.
Divulgação: JUDÔinforme

João Derly lesiona o joelho e está fora da seleção em 2010.

06.12.2009
Rio de Janeiro - RJ


João Derly lesiona o joelho no RJ.
Bicampeão Mundial machucou-se em confronto com Bruno Mendonça.

O bicampeão mundial de judô João Derly sofreu uma lesão durante a Seletiva Nacional para a seleção brasileira, no Rio de Janeiro, e está fora da equipe que representará o Brasil em 2010. João teve um problema no joelho esquerdo no confronto contra Bruno Mendonça, e ficou fora das demais lutas da seletiva. O atleta será examinado e, após a confirmação da gravidade da lesão, saberá como ficam seus planos para 2010.

- Em primeiro lugar preciso ver o problema que tive com o joelho. Infelizmente, na luta o meu adversário caiu sobre a minha perna e eu girei, causando assim a lesão. Agora é pensar em me recuperar – afirmou Derly.

Neste sábado, 20 judocas garantiram presença na equipe, que já tem pré-classificados os atletas que figuram no ranking mundial da Federação Internacional de judô. Neste domingo, parte do time embarca para o Japão, onde disputa no próximo fim de semana o Grand Slam de Tóquio.

Duas vezes medalhista olímpico entre os leves (-73kg), Leandro Guilheiro garantiu vaga ao ser o vencedor no meio-médio (-81kg).

- Na seletiva o importante é ganhar, não importa se é de ippon ou punição do adversário. Todo mundo se conhece e as lutas são mais difíceis. Para mim é tudo novo e estou com um espírito de desbravar o mundo. Ainda quero conhecer melhor os adversários da categoria e ganhar mais peso – ressaltou Leandro.

Ketleyn Quadros confirma o favoritismo

Na categoria meio-médio (-63kg), Laisa Santana surpreendeu e desbancou atletas com rodagem internacional, como a vice-campeã dos Jogos Pan-Americanos de 2007, Danielli Yuri.

- Espero um 2010 fantástico. Lutei contra judocas muito mais experientes que eu e consegui ficar com a vaga. A alegria é muito grande e para mim será um ano de muitas descobertas. Cada esforço feito nos treinos valeu a pena – disse Laisa Santana

Bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim, Ketleyn Quadros (-57kg) confirmou o favoritismo.

- Existia muita expectativa e consegui retribuir para minha família e clube esperança que depositaram em mim neste ano. Agora que estou garantida na seleção, é focar nos treinos e ir bem nas competições para garantir lugar no ranking mundial.

Após ficar a temporada se recuperando de uma cirurgia no joelho, Mayra Aguiar passou pela seletiva sem maiores problemas. A judoca é a recordista de medalhas em mundiais sub-20.

- Estava tranquila pois sabia que como o peso não estava ranqueado, bastava chegar na disputa final para ficar na equipe. Agora é pensar nas competições do ano que vem e em conquistar pontos para o ranking mundial – afirmou Mayra.

Confira como ficou a seleção brasileira:

Feminina

-48kg: Sarah Menezes (pré-classificada pelo ranking mundial) e Daniela Polzin
-52kg: Erika Miranda (pré-classificada pelo ranking mundial) e Andressa Fernandes
-57kg: Rafaela Silva (pré-classificada pelo ranking mundial), Ketleyn Quadros e Josiane Falco
-63kg: Laisa Santana e Mariana Silva
-70kg: Helena Romanelli e Glaucia Lima
-78kg: Mayra Aguiar e Steffani Lupetti
+78kg: Maria Suellen e Aline Puglia

Masculina

-60kg: Breno Alves, Ricardo Ayres e Felipe Kitadai
-66kg: Leandro Cunha (pré-classificado pelo ranking mundial), Alex Pombo
-73kg: Bruno Mendonça e Marcelo Contini
-81kg: Nacif Elias (pré-classificado pelo ranking mundial), Flávio Canto (pré-classificado pelo ranking mundial) e Leandro Guilheiro
-90kg: Hugo Pessanha (pré-classificado pelo ranking mundial), Tiago Camilo (pré-classificado pelo ranking mundial) e Eduardo Santos (pré-classificado pelo ranking mundial)
-100kg: Luciano Corrêa (pré-classificado pelo ranking mundial), Leonardo Leite (pré-classificado pelo ranking mundial) e Leandro Gonçalves
+100kg: Daniel Hernandes (pré-classificado pelo ranking mundial), Walter Santos (pré-classificado pelo ranking mundial) e Rafael Silva

VEJAM AS FOTOS DA SELETIVA ESPECIAL JUDÔINFORME:

Divulgação: JUDÔinforme

Seleção Brasileira(CBJ) é definida para a temporada 2010 na EsEFEx /RJ.

05.12.2009
Rio de Janeiro - RJ


Seleção brasileira é definida para temporada de 2010.
O JUDÔinforme esteve presente e registrou toda a seletiva.
A Confederação Brasileira de Judô definiu neste sábado a seleção nacional da modalidade para a temporada de 2010. Depois da realização da seletiva durante esta manhã, no Rio de Janeiro, o Brasil conheceu os 20 judocas que representarão o país nos eventos do próximo ano. E, a equipe, apresentou algumas mudanças, como a inclusão de Leandro Guilheiro, duas vezes medalhista olímpico entre os leves (- 73kg), no time dos meio-médios (-81kg).

"Na seletiva o importante é ganhar, não importa se é de ippon ou punição do adversário. Todo mundo se conhece e as lutas são mais difíceis. Para mim é tudo novo e estou com um espírito de desbravar o mundo. Ainda quero conhecer melhor os adversários da categoria e ganhar mais peso", afirmou Leandro Guilheiro, que busca lutar na nova categoria nos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres.

Enquanto o meio-médio confirmou sua estadia na seleção, o bicampeão mundial entre os meio-leves (- 66kg) João Derly, agora na categoria leve, sofreu uma lesão no joelho esquerdo durante o duelo contra Bruno Mendonça e não lutou no restante da seletiva. Fora das disputas, o gaúcho será examinado novamente para definir a estratégia para 2010.

"Em primeiro lugar preciso ver o problema que tive com o joelho. Infelizmente na luta o meu adversário caiu sobre a minha perna e eu girei, causando assim a lesão. Agora é pensar em me recuperar", disse Derly.

Entre as mulheres, apenas uma surpresa. Enquanto a jovem Mayra Aguiar, recuperada de lesão, e a medalhista em Pequim, Ketleyn Quadros se garantiram entre as meio-pesadas e leves, respectivamente, a meio-médio Laisa Santana surpreendeu e desbancou a representante brasileira na China Danielli Yuri.

"Espero um 2010 fantástico. Lutei contra judocas muito mais experientes que eu e consegui ficar com a vaga. A alegria é muito grande e para mim será um ano de muitas descobertas. Cada esforço feito nos treinos valeu à pena", comemorou Laisa.

Confira abaixo a seleção brasileira de 2010:

Feminino

(-48kg): Sarah Menezes (pré-classificada pelo ranking mundial) e Daniela Polzin
(-52kg): Erika Miranda (pré-classificada pelo ranking mundial) e Andressa Fernandes
(-57kg): Rafaela Silva (pré-classificada pelo ranking mundial), Ketleyn Quadros e Josiane Falco
(-63kg): Laisa Santana e Mariana Silva
(-70kg): Helena Romanelli e Glaucia Lima
(-78kg): Mayra Aguiar e Steffani Lupetti
(+78kg): Maria Suellen e Aline Puglia

Masculino

(-60kg): Breno Alves, Ricardo Ayres e Felipe Kitadai
(-66kg): Leandro Cunha (pré-classificado pelo ranking mundial) e Alex Pombo
(-73kg): Bruno Mendonça e Marcelo Contini
(-81kg): Nacif Elias (pré-classificado pelo ranking mundial), Flávio Canto (pré-classificado pelo ranking mundial) e Leandro Guilheiro
(-90kg): Hugo Pessanha (pré-classificado pelo ranking mundial), Tiago Camilo (pré-classificado pelo ranking mundial) e Eduardo Santos (pré-classificado pelo ranking mundial)
(-100kg): Luciano Corrêa (pré-classificado pelo ranking mundial), Leonardo Leite (pré-classificado pelo ranking mundial) e Leandro Gonçalves
(+100kg): Daniel Hernandes (pré-classificado pelo ranking mundial), Walter Santos (pré-classificado pelo ranking mundial) e Rafael Silva
VEJAM AS FOTOS DA SELETIVA:
Divulgação: JUDÔinforme

Liga de Judô Paulista realiza o Campeonato Estadual da Polícia Militar.

04.12.2009
Santa Isabel - SP


Campeonato Estadual da Polícia Militar e corpos de Bombeiros/SP.
Com o apoio da Liga de judô Paulista a Polícia Militar do Estado de São Paulo realizou no dia 28 de Novembro do corrente ano o Campeonato Estadual da Polícia Militar e corpos de Bombeiros.
O evento ocorreu nas dependências da Escola de Educação Física da PMESP, a primeira Escola do Brasil, e contou com a participação de 120 crianças de várias organizações não governamentais, no festival de judô promovido durante a realização do evento.
A Escola de Educação Física da PMESP no ano de 2010 completará 100 (cem) anos de existência e esta programado a realização do campeonato Brasileiro de Policiais e Bombeiros Militares, que acontecerá também com o apoio da Liga de Judô Paulista.
Divulgação: JUDÔinforme

Tambem com lesão Camila e Mariana não disputam seletiva.

04.12.2009
Rio de Janeiro - RJ

Camila Minakawa e Mariana Barros também lesionadas.

As judocas Camila Minakawa (-63kg) e Mariana Barros (-57kg) são mais dois desfalques na Seletiva Nacional. As duas atletas apresentaram à Comissão Técnica o parecer emitido pelo departamento técnico da Confederação e, assim como os demais lesionados, disputarão seletiva em data a ser marcada em 2010.


A seletiva será para a quarta vaga na seleção brasileira. Este atleta disputará as etapas brasileiras do Grand Slam e da Copa do Mundo


Divulgação: JUDÔinforme

Guaramirim/SC, Judô foi ao 27. Festival Joinvilense de Judô.

04.12.2009
Guaramirim - SC


Judô foi ao festival em Joinville.

Guaramirim – O Departamento Municipal de Judô participou no dia 21 de novembro do 27º Festival Joinvilense de Judô, na Associação Atlética Tupy, envolvendo 450 praticantes de municípios do Norte do Estado e do Paraná. Judocas de todas as faixas etárias participaram.
De Guaramirim se destacaram Diogo Martins, Leonardo Blanski, Bernardo Dancker, Gabriel Valandro, Pablo Rafael Santos da Silva e Isabela Chiodini Loebach. Como era um festival, o resultado é o que menos interessava.
Os representantes locais fazem parte da escolinha vinculada à Secretaria Municipal de Esportes.
Divulgação: JUDÔinforme

O fim da orelha de couve-flor

03.12.2009
Brasilia - DF


Matéria especial - O fim da orelha de couve-flor?

Lesão que costuma tornar-se rótulo para identificar lutadores e gera deformidade permanente no pavilhão auricular (orelha) é o hematoma auricular, conhecido popularmente como orelha de couve-flor.

Atletas de Jiu-Jítsu, Judô, Boxe, Luta Olímpica, MMA, dentre outras modalidades, tinham de lidar para sempre com o problema e, geralmente, mesmo os que realizavam cirurgia plástica, reclamavam que a orelha não voltava ao normal como era antes da lesão.

Tivemos em primeira mão acesso a um estudo promissor aceito este ano, que será publicado ano que vem por pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Miami (Flórida - EUA). Nele, os autores descreveram uma técnica para ser utilizada em situação emergencial, evitando que os atletas fiquem com deformidade permanente.

Foram drenados 8 hematomas auriculares de atletas profissionais de MMA. Todas as 8 orelhas retornaram ao seu estado inicial pré-lesão. Os lutadores foram liberados para retornar aos treinos em apenas uma semana. Nenhuma infecção ou qualquer complicação pós-operatória foram observadas.

Resumo da técnica:

Após a evacuação do hematoma, a pele foi substituída e foram acomodadas as partes resultantes de acordo com a posição anatômica da orelha, por meio de suturas absorvíveis para garantir a estabilidade no local. As incisões foram preenchidas com pomada antimicrobiana. Além disso, os lutadores foram tratados por 1 semana com antibioticoterapia oral.

Os pesquisadores concluíram o estudo afirmando que a nova técnica foi bem-sucedida não só pela excelente recuperação, evitando a deformidade permanente nos atletas profissionais de MMA, como também pelo fato de interromper por pequeno período a rotina de treinamento desse grupo de atletas.

* Referência: Roy,S.; Smith, L. A novel technique for treating auricular hematomas in mixed martial artists (ultimate fighters). American Journal of Otolaryngology, v.31, n.1, p.21-24, 2010.

Por Leandro Paiva, autor do livro Pronto Pra Guerra:
Leandro Paiva é professor de educação física e autor do livro Pronto Pra Guerra. Já auxiliou na preparação de atletas de ponta como Ricardo Arona e Bibiano Fernandes.



Divulgação: JUDÔinforme

Lesionados, Honorato e João Gabriel, não disputam seletiva.

03.12.2009
Rio de Janeiro - RJ


Lesionados, Honorato e João Gabriel não disputam seletiva.



Carlos Honorato (-100kg), prata nas Olimpíadas de Sydney 2000, e João Gabriel Schlittler, bronze no Campeonato Mundial 2007, não disputarão a Seletiva Nacional que acontecerá neste sábado, no Rio de Janeiro. Os dois atletas estão lesionados e, com isso, disputarão a quarta vaga na seleção brasileira em uma outra seletiva, prevista para o segundo bimestre de 2010.


"Não consegui me recuperar da lesão que sofri no Grand Prix no início do mês de novembro e, infelizmente, vou ficar de fora. Meu objetivo é lutar pela quarta vaga e, pelo menos, representar o país nas etapas brasileiras do Grand Slam e Copa do Mundo", diz Honorato, que além da prata em Sydney tem um bronze no Mundial de 2003.


Além de Carlos Honorato e João Gabriel, os judocas Rodrigo Luna (-81kg) e Natália Bordignon (-70kg) também estão lesionados e não disputam o evento.
Divulgação: JUDÔinforme

Copa Revelação(SP) premia quatro atletas para estágio no Canadá.

03.12.2009
São Paulo - SP


Copa Revelação premia quatro atletas para estágio no Canadá.


A 1ª edição da Copa Revelação de Judô Cidade de São Paulo, realizada domingo, no Tênis Clube Paulista, em São Paulo, foi uma demonstração de que o judô brasileiro seguirá sua trajetória de sucesso. A equipe brasileira que disputará os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, certamente contará com atletas de qualidade, fato que foi comprovado na Copa Revelação que reuniu judocas juvenis de todo o país. Devido ao valor demonstrado pelos atletas, a organização da competição decidiu dobrar a premiação, mandando quatro (ao invés de dois) judocas para um estágio-prêmio de 30 dias no Canadá.


Disputada por cerca de 100 atletas de todas as categorias de peso (do superligeiro ao pesado), a competição – através de um júri de notáveis da modalidade – escolheu para o estágio junto com a seleção canadense os judocas Henrique Augusto da Silva (SP) e Fernanda dos Santos (SP). Graças ao bom desempenho, Antônio Fabrício Alves (PI) e Ana Carla Rios Grincevicus (MS), também foram selecionados com a viagem de treinos e estudos, numa decisão da organização da Copa. Os responsáveis pela disputa preocuparam-se em mandar para o estágio atletas de diferentes estados.


“O incentivo não pode ficar apenas em São Paulo”, lembrou o judoca Branco Zanol, responsável pela iniciativa de organizar a Copa Revelação.


No Canadá, o brasileiro Sérgio Pessoa, um dos técnicos da equipe nacional daquele país, será o responsável pela coordenação do estágio dos juvenis escolhidos.


Todos os que subiram ao pódio da Copa Revelação receberam troféus e medalhas. Os troféus dos campeões homenagearam ícones do judô brasileiro. Estiveram presentes no dojô montado no Tênis Clube nomes como Douglas Vieira (vice-campeão olímpico em Los Angeles e diretor técnico da Copa), Henrique Guimarães (bronze em Atlanta-96), Mateus Sugizaki (campeão mundial universitário), Daniele Zangrando (bronze em Mundial), Cristhiane Parmigiano (bronze Mundial Universitário) e as pioneiras do judô feminino nacional Soraia André, Solange Pessoa e Monica Anegelucci, entre outras feras como Geraldo Bernardes, técnico da seleção brasileira nos anos 80 e 90.


“É fundamental dar visibilidade aos atletas novos. Por isso a importância da Copa Revelação”, disse o técnico que acompanhou a delegação do Rio de Janeiro ao torneio.


O campeão olímpico e vereador paulistano Aurélio Miguel quer ver a segunda edição da competição em 2010 ainda melhor.


“A tendência é aperfeiçoar a organização e aumentar a participação. Temos que valorizar as categorias de base do esporte, ajudando as federações e a Confederação Brasileira de Judô (CBJ)”, disse Aurélio Miguel.
Divulgação: JUDÔinforme

Realizado o exame de graduação da Liga de Judô Paulista.

01.12.2009
Santa Isabel - SP


Novos Graduados no Sistema Nacional de Ligas.

Realizou-se nas dependências da Escola de Educação Física da Polícia Militar do Estado de São Paulo, a primeira escola de educação física do Brasil o exame de graduação a faixa preta da Liga de Judô Paulista.
O evento teve início as 09:00 horas do domingo próximo passado e terminou por volta das 16:00 horas, os candidatos foram avaliados em prova teórica escrita, conhecimentos gerais práticos e Nague no Kata.
Vinte e seis candidatos foram aprovados nos exames e reforçam agora os quadros da Liga de Judô Paulista.

Eleição na Liga Paulista:
No dia 06 de Dezembro haverá nova eleição na Liga Paulista, será realizada na Cidade de Santa Isabel SP, nas dependencias do Ginásio Municipal de Esportes, Bairro das Brotas com início as 09:00 Hs.

Bonenkai:
O Bonenkai da Liga de Judô Paulista será realizado na cidade de Santa Isabel, lógo após o término das eleições para nova Diretoria da Liga.
O bonenkai tera lugar em um sítio nas proximidades de Santa Isabel e cada presidente de academia poderá levar no máximo três atletas para a comemoração, o custo por pessoa é de R$20,00 (Vinte Reais).
Sairá um comboio da frente do Ginásio de Esportes Municipal de Santa Isabel lógo após o término das votações, aproximadamente 13:00Hs.
Participem!

Divulgação: JUDÔinforme

Atletas Gauchos disputam sete vagas na Seleção Brasileira(CBJ).

01.12.2009
Porto Alegre - RS

Atletas gaúchos disputam sete vagas na Seleção Brasileira.




Nove judocas do Rio Grande do Sul estão na briga por uma vaga na Seleção Brasileira. Eles subirão no tatame montado no Rio de Janeiro, dia 5 de dezembro, para disputar a segunda fase da seletiva nacional, que dará forma às equipes que representarão o Brasil nas competições internacionais de 2010.

No último sábado, 28 de novembro, Guilherme Luna e Renan Nunes foram os vencedores das categorias meio médio e médio, respectivamente, da primeira etapa da seletiva, em São Paulo. Agora, eles se juntam aos outros nove atletas gaúchos pré-classificados para a fase carioca.

Além de Guilherme e Renan, os outros representantes do Estado que vão tentar um lugar na Seleção Brasileirão são Felipe Braga (-73kg), João Derly (-73kg), Eduardo Santos (-90kg) e Leandro Gonçalves (-100kg), no masculino. Taciana Rezende (-48kg), Mayra Aguiar (-78kg) e Rochele Nunes (+78kg) entre as mulheres.

O Rio Grande do Sul ainda teria outros dois competidores no Rio. Entretanto, como estão lesionados, Rodrigo Luna (-81kg) e Natália Bordignon (-70kg) só disputarão a próxima seletiva, programada para março de 2010. Até lá, eles continuam se recuperando das cirurgias pelas quais tiveram que passar.

Graças ao 17º lugar no ranking mundial, Walter Santos já tem vaga assegurada na Seleção em 2010 e por isso não precisará lutar no Rio de Janeiro. A lista completa dos relacionados para a fase 2 da seletiva nacional está disponível no site da Confederação Brasileira de Judô

Divulgação: JUDÔinforme

Seletiva define classificados para a fase final do Rio(CBJ).

01.12.2009
Rio de Janeiro - RJ

SELETIVA DEFINE CLASSIFICADOS PARA FASE FINAL NO RIO

Quatorze judocas garantem vaga após vencerem seletiva em São Paulo. Disputa continua no próximo sábado, dia 5


A primeira fase da Seletiva Nacional para formar a seleção brasileira 2010 e que faz parte do Projeto Londres 2012 da CBJ, aconteceu neste sábado (28) em São Paulo. Quatorze atletas garantiram vaga na segunda fase do processo seletivo, no próximo dia 5, no Rio de Janeiro.

Garantiram vaga Breno Alves (-60kg/SP), Charles Chibana (-66kg/SP), Bruno Mendonça (-73kg/SP), Guilherme Luna (-81kg/RS), Renan Nunes (-90kg/RS), Alex Aguiar (-100kg/SP), David Moura (+100kg/MT), Cristiane Pereira (-48kg/RJ), Eleudis Valentin (-52kg/SP), Josiane Falco (-57kg/SP), Laisa Santana (-63kg/RJ), Helena Romanelli (-70kg/MG), Steffani Lupetti (-78kg/SP) e Gabriela Garcia (+78kg/SP).

Os vencedores se juntam aos judocas pré-classificados que fizeram parte da seleção em 2009. Os atletas que estiverem na 22a colocação (masculino) e 14a (feminino) já estão garantidos na próxima temporada. Entre eles estão Leandro Cunha, Nacif Elias, Flávio Canto, Tiago Camilo, Hugo Pessanha, Luciano Corrêa, Leonardo Leite, Daniel Hernandes, Walter Santos, Sarah Menezes, Erika Miranda e Rafaela Silva.
"Acredito que tivemos muitos pontos postivos nesta primeira fase da seletiva em São Paulo. Destaco as vitórias de David Moura, no pesado masculino. É um atleta novo e com um bom judô. Um símbolo da renovação no nosso esporte. O Bruno Mendonça vai dar trabalho na categoria leve. Outro ponto importante é a volta de Guilherme Luna, que no ano passado acabou eliminado na seletiva do meio-médio. No feminino, Eleudis Valentin, quinta no Mundial Sub 20, mostrou sua força, e Josiane Falco, com boa estatura, é outra que pode surpreender", analisa o coordenador técnico internacional da Confederação Brasileira de Judô.

Lista de participantes da Fase 2 da Seletiva:

-60kg
Felipe Kitadai (SP)
Phelipe André Pelim (SP)
Ricardo Ayres (RJ)
Breno Alves (SP)

-66kg
Alex Wilian Pombo (SP)
Denilson Lourenço (SP)
Luis Revite (SP)
Charles Chibana (SP)

-73kg
Felipe Amaro Braga (RS)
João Derly (RS)
Marcelo Contini (SP)
Bruno Mendonça (SP)

-81kg
Leandro Guilheiro (SP)
Rodrigo Luna (RS)
Rodrigo Rocha (RJ)
Guilherme Luna (RS)

-90kg
Felipe Cesar Oliveira (SP)
Eduardo Santos (SP)
Renan Nunes (RS)

-100kg
Carlos Honorato (SP)
Leandro Gonçalves (RS)
Alex Aguiar (SP)

+100kg
João Gabriel Schlittler (RJ)
Rafael Carlos da Silva ( SP)
David Moura (MT)

-48kg
Catierê Toledo Maya (SP)
Daniela Polzin (RJ)
Taciana Rezende (RS)
Cristiane Pereira (RJ)

-52kg
Andressa Fernandes (SP)
Raquel Lopes (RJ)
Eleudis Valentin (SP)

-57kg
Ketleyn Quadros (MG)
Mariana Barros (SP)
Josiane Falco (SP)

-63kg
Camila Minakawa (SP)
Danielli Yuri (SP)
Maria Portela (SP)
Mariana Silva (SP)
Laisa Santana (RJ)

-70kg
Glaucia Lima (PB)
Marcia Costa (SP)
Natália Bordginon (RS)
Helena Romanelli (MG)

-78kg
Claudirene Cezar (SP)
Déborah Almeida (RJ)
Mayra Aguiar (RS)
Steffani Lupetti (SP)

+78kg
Aline Puglia (SP)
Maria Suellen Althaman (SP)
Priscila Marques (SP)
Rochele Jesus Nunes (RS)
Gabriela Garcia (SP)
Fonte: JUDÔinforme